Mostra Geração Beat reúne filmes inspirados pelo movimento literário
Programação começa em 11 de julho no CCBB, com longas e curtas relacionados à geração de Jack Kerouac, William S. Burroughs e Allen Ginsberg
atualizado
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Após a Segunda Guerra Mundial, uma série de escritores e poetas revolucionou a cultura dos Estados Unidos por meio de obras transgressoras. Em livros como “O Uivo” (1956), de Allen Ginsberg, e “On the Road” (1957), de Jack Kerouac, a América é vista do avesso, com narrativas sobre drogas, sexo e liberdade. A chamada Geração Beat é tema de mostra de cinema no CCBB, de 11 de julho a 1º de agosto.
Dividida entre documentários e filmes de ficção, a seleção reúne 34 filmes, sob curadoria da produtora Roberta Sauerbronn. Dois deles já figuram como jovens clássicos inspirados pelos beats: “Drugstore Cowboy” (1989), de Gus Van Sant, e “Mistérios e Paixões” (1991), adaptação do livro “Almoço Nu”, de William S. Burroughs, comandada por David Cronenberg.
Entre os títulos mais recentes, vale destaque para “Uncle Howard”, inédito no Brasil. Na biografia, Aaron Brookner revisita as memórias de seu tio cineasta, Howard, morto em 1989 durante a pós-produção de seu aguardado primeiro longa em Hollywood. Jim Jarmusch é um dos personagens do documentário.
Dos últimos anos, a mostra também resgata dois trabalhos populares que protagonizaram um tímido revival da cultura beat. “Na Estrada” (2012, foto no alto), uma nova versão de “On the Road” assinada pelo brasileiro Walter Salles, e “Versos de um Crime” (2013), sobre a juventude de Ginsberg (Daniel Radcliffe), Burroughs (Ben Foster), Kerouac (Jack Huston) e Lucien Carr (Dane DeHaan).
Títulos obscuros
A mística dos escritores beats e a herança libertária deixada por eles perpassam vários documentários contemplados na programação. “American Road” (2013), por exemplo, estuda o legado do movimento nas décadas seguintes, sobretudo no espírito aventureiro dos mochilões.
Burroughs recebe tratamentos diversos: da sua aura mágica (“William S. Burroughs: The Possessed”) a adaptações de obras e perfis biográficos. Há até um filme de 2 minutos, rodado em 1963, sobre o autor tentando comprar um papagaio, intitulado objetivamente “William Buys a Parrot” (“William Compra um Papagaio”).
Acima, cenas de “Burroughs – The Movie” (1983)
Entre os curtas, a seleção desbrava títulos obscuros de Gus Van Sant. Seu primeiro curta, “The Discipline of D.E.” (1982), adapta conto de Burroughs. Já consagrado por filmes como “Um Sonho Sem Limites” (1995) e “Garotos de Programa” (1991), o diretor retornou ao tema com o clipe “Ballad of the Skeletons” (1997), em que ele interpreta visualmente poemas de Ginsberg.
Em 13 de julho, o crítico e poeta Claudio Willer ministra uma master class com entrada franca sobre a Geração Beat. Além de seu trabalho como ensaísta, o paulistano também traduziu livros dos beats Ginsberg e Kerouac no Brasil.
“Geração Beat”
De 11 de julho a 1º de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, 3108-7600). Sessões de quarta a segunda. R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Programação completa em breve. A classificação indicativa varia de acordo com os filmes.