metropoles.com

Morre o ator britânico Alan Rickman, o Professor Snape da franquia “Harry Potter”

A notícia foi confirmada pela família do artista, que sofria de um câncer. Rickman tinha um longo currículo no teatro e no cinema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
1 de 1 Reprodução - Foto: null

O ator britânico Alan Rickman morreu nesta quinta (14/1), em Londres, em decorrência de um câncer. A notícia foi confirmada pela família do ator, mais popularmente conhecido pelo papel de Professor Snape na franquia “Harry Potter”.

Rickman, que tinha 69 anos, acumulava um longo currículo no teatro britânico e no cinema. Além do papel nos filmes do personagem Harry Potter, tornou-se popular também como o adversário de Bruce Willis no filme de ação “Duro de Matar”, em 1988.

A experiência na tela grande foi iniciada justamente com “Duro de Matar”, depois de uma série de papéis em telefilmes e minisséries para a TV. Profissional versátil, apareceu desde então em filmes como “Um Romance do Outro Mundo” (1990), Três Amores e uma Paixão (1991), “Razão e Sensibilidade” (1995), “Simplesmente Amor” (2003) e “O Mordomo da Casa Branca (2013).

O personagem Professor Snape levou o ator a ganhar uma legião de fãs entre o público jovem
O personagem Professor Snape tornou o ator conhecido entre o público jovem *Divulgação*

Mas a carreira foi sedimentada antes no teatro, onde começou aos 26 anos, depois de se diplomar pela Royal Academy of Dramatic Art (RADA). No palco, brilhou em montagens como “Ligações Perigosas”, em 1986, dirigido por Christopher Hampton (também conhecido pelo trabalho como roteirista de cinema), e interpretando Marco Antônio numa montagem de “Cleópatra”, ao lado de Helen Mirren, no Olivier Theatre, em Londres.

Venceu três Tonys (o Oscar do teatro nos Estados Unidos) e três Olivier (o Oscar do teatro inglês). No cinema, nunca levou um Oscar, mas ganhou o Bafta de coadjuvante por “Robin Hood — O Príncipe dos Ladrões”, de Kevin Renolds, onde fazia o vilão do herói Kevin Costner, em 1991. Foi contemplado ainda com um Globo de Ouro de série dramática por “Rasputin”, em 1997..

Rickman também trabalhou na direção, tanto no cinema quanto no teatro. Na tela, assinou em 1997 o drama intimista “Momento de Afeto” (adaptação de um texto teatral), com Phyllida Law e Emma Thompson. Em 2014, voltaria para trás das câmeras com “Um Pouco de Caos”, no qual também apareceu como ator, ao lado de Kate Winslet e Stantley Tucci.

O último trabalho de Alan Rickman no cinema foi a voz do personagem Blue Catterpillar, em “Alice Através do Espelho”, filme de James Bobin que tem estreia marcada para 16 de maio no Brasil. Antes disso, em abril, ele poderá ser visto em telas britânicas e americanas em “Eye in the Sky”, thriller de Gavin Hood produzido no ano passado e ainda inédito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?