Morre Monica Schmiedt, produtora de “Ilha das Flores” e “O Quatrilho”
A cineasta faleceu nesta segunda (28/3), em Porto Alegre, aos 54 anos, após lutar contra o câncer. Seu mais recente trabalho, “Prova de Coragem”, estreia em 12 de maio
atualizado
Compartilhar notícia
Cineasta gaúcha atuante desde os anos 1980, Monica Schmiedt faleceu nesta segunda (28/3), aos 54 anos, em Porto Alegre. Segundo o jornal “Zero Hora”, a realizadora morreu em decorrência de um câncer. Produtora de destaque, ela trabalhou em importantes produções nacionais, como o premiado curta-metragem “Ilha das Flores” (1989), de Jorge Furtado, e o longa “O Quatrilho” (1995), drama de Fábio Barreto indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Monica atuou como uma das fundadoras da Casa de Cinema de Porto Alegre, em 1987, e há mais duas décadas conduzia a M.Schmiedt Produções. Outra produção de peso foi “Anahy de las Misiones” (1997), de Sérgio Silva, que dividiu o prêmio principal do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro com “Miramar”, de Júlio Bressane.
Seu trabalho mais recente como produtora é “Prova de Coragem”, que concorreu ao troféu Candango em 2015 no Festival de Brasília. Assinado por Roberto Gervitz, o longa adapta o livro “Mãos de Cavalo”, de Daniel Galera, e tem estreia prevista para 12 de maio.
Além dos frequentes trabalhos como produtora, Monica tinha proximidade com o cinema de não ficção e dirigiu três documentários: “Antártida, o Último Continente” (1997), parceria com Alberto Salvá, “Extremo Sul” (2004), com Sylvestre Campe, e “Doce Brasil Holandês” (2010).