metropoles.com

Morre Maria Rita Galvão, importante pensadora do cinema nacional

Tinha 78 anos e deixa livros obrigatórios, como “Burguesia e Cinema: O Caso Vera Cruz”. O enterro será nesta quinta (20/7) em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
maria rita galvão
1 de 1 maria rita galvão - Foto: Reprodução

Morreu aos 78 anos, na terça-feira (18/7), a professora da USP e pesquisadora de grande importância para o cinema brasileiro Maria Rita Galvão.

Maria Rita deixa pelo menos dois livros obrigatórios – “Burguesia e Cinema: O Caso Vera Cruz”, fruto de suas pesquisas de mestrado (“Crônica do Cinema Paulistano”, 1975), e doutorado (“Vera Cruz, a Fábrica de Sonhos”, 1976) e “O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira: Cinema”, parceria com Jean-Claude Bernardet (1983).

Atuou, também, como pesquisadora (e assistente de direção) em dois filmes de João Batista de Andrade & Jean-Claude Bernardet (“Pauliceia Fantástica”, 1970, e “Eterna Esperança”, 1971). E como pesquisadora em “Cinema Brasileiro, Mercado Ocupado”, de Leon Hirszman, e “Vera Cruz, a Fábrica de Ilusões, Globo Repórter” de Sérgio Muniz (1976).

O roteiro de “Sonho Sem Fim”, longa ficcional de Lauro Escorel, sobre o cineasta gaúcho Eduardo Abelin, baseou-se, segundo testemunho do diretor, em pesquisa de Maria Rita Galvão e Rudá de Andrade.

Trajetória
As últimas imagens de Maria Rita Galvão estão registradas no documentário “Escola de Cinema”, de Angelo Ravazi, que estreou no Cine OP, em Ouro Preto. O filme é sobre a Escola de Comunicações e Artes, da USP, na qual Maria Rita foi uma das primeiras alunas e depois se tornou professora.

Em suas intervenções, ela fala dos desafios de uma escola de audiovisual fundada em plena ditadura militar. Ela e outros pesquisadores e professores como Carlos Augusto Calil, Jean-Claude Bernardet e Ismail Xavier relembram de propostas da nova escola e da figura marcante para todos que foi o intelectual, ensaísta e fundador da Cinemateca Brasileira Paulo Emilio Salles Gomes.

A pesquisadora e professora da USP foi velada no Cemitério de Sousas e seu enterro será realizado na quinta (20/7), às 10h, no Cemitério São Paulo (rua Cardeal Arcoverde, em Pinheiros).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?