metropoles.com

Morre aos 83 anos o ator Gene Wilder, o primeiro Willy Wonka do cinema

O sobrinho do ator disse nesta segunda-feira (29/8), que ele morreu este mês em Stamford, Connecticut, de complicações do mal de Alzheimer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Gene Wilder
1 de 1 Gene Wilder - Foto: Reprodução

Gene Wilder, o ator que viveu o Willy Wonka clássico no filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (1971), morreu aos 83 anos. O sobrinho do ator disse nesta segunda-feira (29/8), que ele morreu este mês em Stamford, Connecticut, de complicações do mal de Alzheimer.

Wilder iniciou a carreira nos anos 1960, já com mais de 30 anos, atuando em séries de televisão. Estreou no cinema no clássico “Bonnie e Clyde — Uma Rajada de Balas”, em 1967. A década seguinte foi produtiva para ele, que atuou em frente e por trás das câmeras, sempre na seara do humor.

Esteve presente em filmes marcantes, três deles em parceria com o diretor Mel Brooks. O primeiro foi “Primavera Para Hitler”. Depois vieram “Banzé no Oeste” (1974) e “O Jovem Frankenstein” (1974).

Trabalhou ainda com Woody Allen em “Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo e Tinha Medo de Perguntar” (1972), e com Stanley Donen em “O Pequeno Príncipe” (1974).

Também nos anos 1970, Gene Wilder exerceu a dupla função de ator e diretor nas comédias “O Irmão Mais Esperto de Sherlock Holmes” (1975) e “O Maior Amante do Mundo” (1977). Também como ator e diretor fez sucesso nos anos 1980 com “A Dama de Vermelho” (1984).

Nos anos 1990, porém, tornaram-se raras suas aparições na tela grande. Gene Wilder limitou-se cada vez mais a filmes para televisão, onde também fez uma série, “Something Wilder” — no ar por dois anos, 1994/95.

Seu último crédito na telinha foi como dublador de uma série de animação, “Yo Gabba Gabba!”, no ano passado. À época já fazia mais de 10 anos que o ator não dava as caras nem no cinema nem na televisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?