Mirando Oscar, Fernanda Torres segue em campanha nos EUA
Fernanda Torres e Walter Salles ficaram nos Estados Unidos após vitória no Globo de Ouro. Atriz e diretor estão em campanha para o Oscar
atualizado
Compartilhar notícia
A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama foi um momento marcante no cinema brasileiro. Agora, ao lado de Walter Salles, ela mira um desafio maior: o Oscar 2025.
No dia 17 de janeiro, serão anunciados os indicados ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles. Ainda Estou Aqui figura como um possível concorrente na lista de Melhor Filme Estrangeiro. Após o Globo de Ouro, no entanto, a expectativa em torno de Fernanda na lista de Melhor Atriz aumenta.
Em entrevista ao Metrópoles, Miriam Spritzer, jornalista, votante e diretora da Golden Globe Foundation, avaliou que a estauta conquistada pode ajudar a brasileira.
“O Oscar tem ainda uma semana até as indicações, eles votam até o domingo que vem. Então, o fato da Fernanda Torres ter ganhado o Globo de Ouro traz pessoas que talvez não tenham visto ainda o filme, para poder assistir ao filme e votar nela”, salienta.
Após a vitória no Globo de Ouro, Fernanda Torres e Walter Salles seguirão nos Estados Unidos em uma verdadeira campanha pela indicação de Ainda Estou Aqui e de sua protagonista.
Fernanda Torres em campanha
O Metrópoles apurou que a atriz e o diretor ficam no exterior até o fim de janeiro. A votação do júri da academia, composto de 9.905 integrantes, começa nesta quarta (8/1) e segue até 12 de janeiro.
“Eu estou muito feliz, mas não só por mim, também pelo que esse filme virou no Brasil, pela maneira como as pessoas foram ao cinema e, acima de tudo, pela importância que ele tem para uma família chamada Paiva, que nunca teve o direito de sequer enterrar seu pai, o Rubens. Através desse filme, de alguma maneira, a gente está promovendo uma
forma de reparação para eles”, avaliou Fernanda Torres.
Walter Salles comemorou estar revivendo a emoção do Globo de Ouro e da expectativa pelo Oscar novamente. “É muito emocionante viver isso 26 anos depois de Central do Brasil”, falou o diretor, que disputou a estatueta em 1999 com Central do Brasil.
A cerimônia do Oscar está prevista para ocorrer em 2 de março, no Dolby Theatre, em Hollywood.
Ainda Estou Aqui já ganhou oito prêmios. A lista inclui Melhor Roteiro, no 81º Festival de Veneza; Melhor Filme do Júri Popular: na 48ª Mostra de S. Paulo; no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá; no Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos; e no Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem.
A atriz Fernanda Torres também foi eleita Melhor Atriz em Filme Internacional pelo The Critics Choice Awards, na seção Latino Cinema & Television. Recentemente, a produção venceu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no New Mexico Critics Awards 2024 e recebeu uma menção honrosa como um dos cinco melhores longa-metragens internacionais do ano no National Board of Review Awards, nos Estados Unidos.