metropoles.com

Me Farei Ouvir: curta mostra dificuldades da mulher em cargos de poder

A partir de personagens diversas, o documentário sai em defesa da paridade de gênero e da promoção de mais mulheres na política

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Foto colorida das gravações de Me Farei Ouvir-Metrópoles
1 de 1 Foto colorida das gravações de Me Farei Ouvir-Metrópoles - Foto: Divulgação

Em 21 de setembro, será lançado no Cine Brasília o documentário de curta-metragem Me Farei Ouvir, com exibição às 20h, seguida de roda de uma conversa. O filme, que foi viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo, trata dos gargalos e labirintos que o modelo político brasileiro produz ao dificultar o acesso de mulheres aos espaços de poder.

Com direção de Bianca Novais e de Flora Egécia, roteiro de Dandara Lima e trilha sonora original de Ellen Oléria e Paola Lappicy, a produção conta com uma equipe exclusivamente composta por mulheres: “O set composto somente por mulheres proporcionou espaço de acolhimento e um acesso maior às camadas íntimas das personagens, que emergiram como expressão de fragilidade e força, e que acabaram por surpreender as personagens e até a própria equipe”.

O curta entrevistou desde professoras até parlamentares em seu primeiro mandato, que foram e —ainda são— personagens indispensáveis na construção democrática brasileira. A partir dessas figuras diversas, com experiência ou militância política, o documentário sai em defesa da paridade de gênero e da promoção de mais mulheres na política, principalmente mulheres negras que são o maior grupo demográfico do País, segundo o IBGE.

6 imagens
Dentre as entrevistadas estão desde mulheres pioneiras, indispensáveis na construção democrática brasileira até parlamentares em seu primeiro mandato. As personagens representam perfis diversos que buscam contemplar a complexidade do nosso país
 Aurea Carolina
Erica Maluguinho
Flávia Biroli
Ivanete

A obra pretende provocar o espectador a questionar-se por que mulheres, principalmente as negras, indígenas, com deficiências e LGBTQIA+, ainda não são bem-vindas nos espaços de decisão.

Documentário Me Farei Ouvir
Quarta-feira (21/9), às 20h, no Cine Brasília ( EQS 106/107). Entrada franca. Verificar classificação indicativa.  

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?