metropoles.com

Lume Channel e SPVOD: conheça novos canais de streaming no Brasil

Com programação variada, Lume Channel e SPVOD arejam o mercado de distribuição de filmes brasileiros e autorais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kacio Pacheco/Metrópoles
cinema-pc
1 de 1 cinema-pc - Foto: Kacio Pacheco/Metrópoles

Lume Channel e SPVOD, novidades no mercado de streaming do Brasil, chegam para arejar a distribuição de cinema no país ao longo de 2017. Enquanto o SPVOD só deve ganhar sua primeira versão entre março e abril, o Lume Channel já funciona em beta desde novembro de 2016.

As duas plataformas revelam perfil parecido: pretendem exibir sobretudo filmes alternativos brasileiros e estrangeiros. Enquanto serviços como Netflix, Net Now e Amazon Prime representam o topo desse mercado VOD (vídeo sob demanda), Lume e SPVOD apostam na curadoria de títulos selecionados, entre produções independentes e autorais.

É uma forma de abrandar um sério problema de distribuição do circuito brasileiro. Semanalmente, os blockbusters (nacionais e americanos) sufocam a programação e não deixam espaço para filmes pequenos e títulos de arte.

Reprodução/Facebook

Lume Channel: foco em filmes premiados
A Lume não é estranha para quem acompanha o cinema alternativo brasileiro. Criada em 2006 pelo maranhense Frederico Machado, a distribuidora independente teve que mudar de foco com o encolhimento do mercado de DVD/Blu-ray.

Ao desbravar o mercado de streaming, Machado quer investir na curadoria. “Foco no cinema premiado em festivais, cinema autoral brasileiro e estrangeiro”, diz. O canal vai ganhando forma aos poucos. Em 10 de fevereiro, renova o layout do site. Os aplicativos para celular e tablet devem chegar em março. Até junho, sai a versão final.

Na contramão de VODs maiores, o canal pretende ter entre 600 e 1 mil títulos. “Queremos dar valor para os que temos, já que dividiremos o lucro com os produtores dos filmes. Vamos trabalhar e dar visibilidade a esses títulos”.

O Lume Channel também terá produções originais e exclusivas, a exemplo dos famosos canais de streaming. Em junho, estreia uma série, ainda sem título, assinada pelo cineasta paraibano Taciano Valério, que veio ao Festival de Brasília 2014 com o longa “Pingo d’Água”. Será uma nova parceria do diretor com o ator (e teórico de cinema) Jean-Claude Bernardet.

Machado, também cineasta, continua desenvolvendo sua carreira de cineasta em paralelo aos projetos da Lume. Em janeiro, seu novo longa “Lamparina da Aurora” venceu a mostra Olhos Livres do Festival de Tiradentes.

Sitewww.lumechannel.com
Lançamento: em novembro de 2016
Assinatura: degustação gratuita, R$ 19,90 (mensal) e R$ 199 (anual)

Divulgação

SPVOD: streaming por título
Anunciado em novembro de 2016, o streaming tem uma óbvia relação com São Paulo já no título. Nasce de uma parceria entre a distribuidora digital O2 Play (filha da O2 Filmes, a produtora criada por Fernando Meirelles, Paulo Morelli e Andréa Barata Ribeiro), a empresa de tecnologia Hacklab e a Spcine, órgão de cinema da prefeitura de SP.

A versão beta vai abrir com dez filmes e deve servir para testar a plataforma. No sistema de assinaturas, os usuários pagarão o streaming por título. Mais tarde, a ideia é expandir o formato para tablets e celulares.

“Trata-se de um dos nossos principais objetivos dar espaço, janela e foco editorial para títulos nacionais alternativos”, explica Igor Kupstas, diretor da O2 Play.

Sitevod.spcine.com.br
Lançamento: entre final de março e começo de abril
Assinatura: streaming por título

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?