Luda Lima e Mariana Carpanezzi lançam livro ilustrado por selo próprio
Em “Histórias de Cavalas”, as escritoras e ilustradoras falam sobre a força do feminino. Lançamento será sábado (8/4), no Objeto Encontrado
atualizado
Compartilhar notícia
“Histórias de Cavalas” é um livro que nasceu da amizade entre ilustradora e escritora. Na verdade, as duas escrevem e desenham – não necessariamente nessa ordem. As autoras Mariana Carpanezzi e Luda Lima lançam a publicação neste sábado (8/4), no Objeto Encontrado.
Mariana Carpanezzi veio de Curitiba em 2005, mas se considera brasiliense. Em 2016, ela participou de aulas de aquarela ministradas por Luda Lima. Trocaram livros e ideias. Viraram grandes amigas.
Aos poucos, descobriram uma na outra o par criativo ideal. Em novembro do ano passado, decidiram juntar as ideias no selo Supernova, para lançar livros autorais. “Somos muito fãs uma da outra”, diz Mariana, que adota o nome espiritual Surina Mariana para assinar “Histórias de Cavalas”. Em 2015, ela lançou “O Mundo sem Anéis”, em que narra uma jornada de bicicleta pela Europa.
A força do feminino
Em março de 2017, elas foram selecionadas para participar da feira Plana, importante circuito de publicações independentes sediado em São Paulo. A ideia de lançar uma obra juntas veio com o livrinho ilustrado “Porque Tudo Começa do Mesmo Lugar”. Mas “Histórias de Cavalas” dá um passo além.
“Falamos do mesmo tema, mas o processo criativo é muito diferente. Na verdade, nós também somos pessoas muito diferentes”, aponta Luda, autora de outros títulos e que divide “Eu Tenho Unhas” (2015) com o poeta Nicolas Behr. A preferência por cavalas em vez de éguas vem de um interesse em falar sobre a força do feminino.
É um arquétipo muito forte, um bicho gigante capaz de se soltar. E égua parece ‘filho duma égua’. A gente tomou essa liberdade poética.
Mariana Carpanezzi
“Histórias de Cavalas” reúne um livro branco, “Treva”, ilustrado e escrito por Luda, e um preto, “Para Astrid, Com Amor”, de Mariana. As narrativas navegam por fugas, memórias e uma intensa busca por liberdade: experiências compartilhadas entre mulheres e cavalas.
“Histórias de Cavalas”, de Luda Lima e Mariana Carpanezzi
Sábado (8 de abril), das 17h às 22h, no Objeto Encontrado (102 Norte, bloco B). Livro à venda por R$ 35 (Ernesto Cafés Especiais, Cobogó e pelo site surinamariana.com).