metropoles.com

Livro Candango, de Lino Meireles, é relançado no Festival de Brasília

O livro Candango: Memórias do Festival, de Lino Meireles, será relançado no Festival de Brasília, nesta quarta-feira (4/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Foto colorida de Lino Meireles segurando livro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Lino Meireles segurando livro - Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no Cine Brasília, recebe nesta quarta-feira (4/12), às 18h30, o relançamento do livro Candango: Memórias do Festival, de Lino Meireles. Publicada pela primeira vez em 2017, pela Editora Metrópoles, a obra celebra mais de cinco décadas de realização do evento cinematográfico mais longevo do Brasil.

O livro reúne memórias afetivas de atores, diretores, organizadores e outros artistas que ajudaram a construir a história do festival. Por meio de depoimentos, Candango oferece um mosaico de vozes e experiências que destacam a importância cultural e simbólica do evento para o cinema e a cultura brasileira.

Com relatos sobre organização, bastidores e desafios enfrentados ao longo dos anos, Lino Meireles traça um panorama que vai além do cinema. O autor evidencia como o festival reflete as transformações do Brasil, desde a consolidação do cinema nacional até a resistência cultural em períodos como a ditadura militar.

Ao Metrópoles Lino falou sobre a oportunidade de relançar a obra na 57ª edição do evento: “O livro foi impresso pela primeira vez em 2017, na 50ª edição do festival. Uma tiragem pequena, claro, mas que repeti em janeiro de 2020, quando meu documentário sobre o Festival ficou pronto. Devido à pandemia, porém, o relançamento nunca aconteceu. Fico feliz pelo fato de o festival abrir esse espaço”, comemora o escritor e cineasta.

3 imagens
Lino Meireles
Lino Meireles escreveu e dirigiu Westernoir no projeto Curto! Podcast
1 de 3

Lino Meireles é diretor de cinema e escritor

Divulgação
2 de 3

Lino Meireles

Luh Fiuza/Metrópoles
3 de 3

Lino Meireles escreveu e dirigiu Westernoir no projeto Curto! Podcast

Divulgação

Criado em 1965 pelo crítico e professor Paulo Emílio Sales Gomes, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é o evento cinematográfico mais antigo do país. Ao longo de sua trajetória, enfrentou interrupções, incluindo três anos durante a ditadura militar, mas em 2024 comemora 59 anos de existência e 57 edições realizadas.

O livro Candango: Memórias do Festival, de Lino Meireles, é um retrato vivo desse legado. Para compor a obra, o autor conduziu 65 horas de entrevistas em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, envolvendo veteranos como Ruy Guerra e Helena Ignez e talentos da nova geração, como Kiko Goifman e Vladimir Carvalho.

Além de ser produzido em formato de livro, o projeto ganhou as telas: o documentário Candango, lançado em 2020, conquistou o prêmio de Melhor Longa-Metragem na Mostra Brasília e o Prêmio Marco Antônio Guimarães no mesmo ano, reforçando a relevância do festival como um símbolo de resistência e celebração cultural no Brasil.

Serviço
Relançamento livro Candango: Memórias do Festival
Quarta-feira (4/12), às 18h30, na Área de Convivência do Cine Brasília (Entrequadra Sul 106/107), em Brasília (DF). O evento é gratuito e aberto ao público. Classificação: livre

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?