Lightyear será censurado na Arábia Saudita por causa de beijo lésbico
Segundo a The Hollywood Reporter, produção não será exibida em diversos países do Oriente Médio, como Arábia Saudita e Emirados Árabes
atualizado
Compartilhar notícia
Lightyear, spin-off de Toy Story, que estreia nesta quinta-feira (16/6), não será exibido em diversos países do Oriente Médio. A produção será censurada nos países por conta de um beijo entre duas mulheres. As informações são da The Hollywood Reporter.
Segunda reportagem da revista, países do Oriente Médio, como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, não vão exibir Lightyear.
A cena mostra a personagem Hawthorne (dublada por Uzo Aduba) beijando sua parceira. Inicialmente, a Disney pretendia cortar a sequência, no entanto, ela voltou para Lightyear após o estúdio ser acusado por funcionários da Pixar de censurar cenas LGBTQIAP+.
Entenda
No documento, os profissionais da Disney afirmam que foram exigidos cortes de “quase todos os momentos de afeto abertamente gays, a despeito de protestos dos times criativos e da liderança da Pixar”.
Hawthorne será a segunda personagem abertamente LGBTQIA+ da Pixar, após Spencer, uma policial que faz alusão a sua namorada em uma cena de Dois Irmãos.
Lightyear é dirigido por Angus MacLane, animador da Pixar que co-dirigiu Procurando Dory, além de curtas de Toy Story. A estreia está marcada para 17 de junho de 2022.