metropoles.com

Life After Design: vida em Brasília é tema de documentário canadense

Produzido ao longo de mais de cinco anos, longa ganha sessão gratuita no Cine Brasília nesta quinta (28/2), às 20h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
life after design
1 de 1 life after design - Foto: Divulgação

Diretor de “Brasília: Life After Design”, documentário inédito sobre a capital do Brasil, Bart Simpson ficou cerca de um ano e meio por aqui. Entre idas e vindas, no espaço de cinco temporadas, pesquisou, produziu e filmou a paisagem urbana da cidade, seus habitantes, seus ruídos e espaços. Em sua estreia como cineasta, o canadense tenta entender como funciona a dinâmica coletiva e pessoal de um dos lugares mais planejados do mundo. O longa ganha sessão gratuita e única nesta quinta (28/2), às 20h, no Cine Brasília.

Apesar de acompanhar habitantes (comuns e conhecidos) da capital, Simpson diz que o filme não se baseia em entrevistas. “Gravamos depoimentos para nos dar uma base e nos nutrir com essa ideia de meditar em uma cidade. Mas eu estava mais interessado em um estilo mais observador. Esperamos dar ao público a experiência de como é viver em Brasília por algum tempo”, explica.

Para tal, imagens de carros e ônibus compõem a trama, seguindo personagens ou simplesmente mostrando a vibração das ruas. “Tenho o som do trânsito cravado no meu cérebro”, brinca, sobre as longas caminhadas que fez pelas entrequadras. “Um dos temas do filme é explorar como as pessoas se conectam a uma cidade construída para dividir. Movimento e distância ganham uma grande importância na história”, analisa.

5 imagens
Imagens da cidade: visão meditativa sobre Brasília
Bart Simpson andou bastante a pé pela cidade para entender a dinâmica urbanística da capital
Filme é coprodução entre Canadá e Escócia e teve parceria com o selo brasiliense Olho de Gato Filmes
Willians em Life After Design: comerciante é um dos principais personagens do filme
1 de 5

Bart Simpson veio à capital pela primeira vez em 2003, para divulgar o documentário A Corporação, do qual é produtor, no extinto Festival Internacional de Cinema (FicBrasília)

Divulgação
2 de 5

Imagens da cidade: visão meditativa sobre Brasília

Divulgação
3 de 5

Bart Simpson andou bastante a pé pela cidade para entender a dinâmica urbanística da capital

Divulgação
4 de 5

Filme é coprodução entre Canadá e Escócia e teve parceria com o selo brasiliense Olho de Gato Filmes

Divulgação
5 de 5

Willians em Life After Design: comerciante é um dos principais personagens do filme

Divulgação

Uma das principais aliadas de Simpson durante a produção, a conterrânea Nancy Marcotte trouxe um olhar estrangeiro já habituado ao Brasil. Conhecida por seu extenso trabalho de pesquisadora para cinema, ela morou em São Paulo e fala português fluentemente. Atuou no filme como corroteirista ao lado do cineasta e assistente de direção.

“Sabia que precisava de um ‘parceiro de sparring’. Alguém que me lembrasse da perspectiva de alguém de fora e que garantisse que eu fizesse as decisões certas”, aponta o diretor. Foi ela, por exemplo, que achou o comerciante Willians, personagem central de Life After Design.

“Um dia estávamos filmando na Catedral e queria alguém que falasse sobre aquele lugar e outras construções do ponto de vista de uma ‘pessoa comum’. Esse era um grande foco do filme. Ouvi alguém conversando alto atrás da gente e a Nancy disse: ‘Por que eu não descubro quem é e converso com ele?’ A história de Willians se movimenta no documentário de uma maneira que não poderíamos prever”, continua.

Diversos olhares estrangeiros
Após as gravações, a obra ganhou forma durante a pós-produção, na Escócia, onde o título foi editado. Outros olhares de fora se associaram ao de Simpson durante os retoques finais e forneceram novos elementos para a finalização do documentário.

Montador de Life After Design, Colin Monie trabalhou em Às Margens do Rio Sagrado (2005), produção Canadá/Índia indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro. “Ele tem um forte senso de espaço. Vive e respira Glasgow. Alguém que conhece muito bem uma cidade tende a ter nível parecido de perguntas detalhadas sobre outros lugares”, diz o canadense, que entregou uma cópia de O Novo Guia de Brasília, da arquiteta e artista Gabriela Bilá, para a equipe de montagem.

O diretor de fotografia do longa, Alex Margineau, romeno radicado no Canadá, notou várias semelhanças entre Brasília e Bucareste, capital do país europeu, já no primeiro dia de filmagem na Esplanada.

Nosso time era pequeno mas diversificado, e isso trouxe um grande benefício para o resultado final

Bart Simpson, diretor

Passagem por festivais
Uma vez pronto, Life After Design passou em mais de 30 eventos cinematográficos pelo mundo, incluindo alguns voltados para títulos sobre arquitetura. A primeira exibição aconteceu no Sheffield Doc/Fest, um dos mais relevantes painéis para a produção documental no mundo. E foi premiado no Arquiteturas Film Festival (Lisboa) e FICARQ (Madri).

“As plateias da Europa oriental realmente se conectaram com o filme. Tivemos sessões esgotadas na Polônia e depois vendemos os direitos de exibição para a TV daquele país. Há um interesse lá em como cidadãos de outras democracias relativamente recentes, como o Brasil, lidam com as mudanças no meio ambiente, na economia e na interconectividade”, avalia o cineasta.

Nessa temporada de festivais, não faltaram brasileiros nas sessões. “Não sei o que acontece. Como australianos e irlandeses, brasileiros aparecem em todos os lugares. As pessoas com quem conversei disseram que conseguimos capturar uma experiência real. Para mim, esse foi o feedback mais recompensador”.

Brasília: Life After Design
Nesta quinta-feira (28/2), a partir das 20h, no Cine Brasília (106/107 Sul), projeção seguida de debate. Telefone: (61) 3244-1660. Haverá uma recepção antes da sessão, às 19h. Entrada gratuita. Mais informações no Facebook

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?