Kleber Mendonça Filho estreia novo documentário no Festival de Cannes
Kleber Mendonça Filho lança Retratos Fantasmas no 76ª Festival de Cannes, que acontece de 16 a 27 de maio, no sul da França
atualizado
Compartilhar notícia
O cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho estreia mundialmente o seu quinto longa-metragem, intitulado Retratos Fantasmas, na Seleção Oficial da 76ª edição do Festival de Cannes, que acontece dos dias 16 a 27 de maio, no sul da França.
O documentário, produzido por Emilie Lesclaux para a CinemaScópio Produções e coproduzido pela Vitrine Filmes de Silvia Cruz e Felipe Lopes, rendeu cerca de sete anos de trabalho de pesquisa, filmagens e montagem.
Retratos Fantasmas tem como personagem importante o centro da cidade do Recife, em Pernambuco, como espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que atravessaram o século XX como espaços de convívio. Foram lugares de sonho e de indústria, e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.
Kleber Mendonça pontua: “Palácios de Cinema em centros de cidades são comuns a muitos outros lugares no mundo, mas ocorre que eu sou pernambucano, recifense, e parti para mostrar essa geografia da cidade com um ponto de vista pessoal”.
“Recife é também uma cidade que ainda desfruta de um cinema espetacular como o São Luiz, um palácio de 1952. Hoje, são poucas as cidades no mundo que ainda sabem o que isso representa”, completa o renomado cineasta.
Retratos Fantasmas será exibido em uma sessão especial, fora de competição. Este é o terceiro filme de Kleber Mendonça Filho na Seleção Oficial de Cannes depois de Aquarius (2016) e Bacurau (2019), co-dirigido por Juliano Dornelles, quando ganhou o Prêmio do Júri.