Jon Whiteley, ator que ganhou Oscar aos oito anos, morre aos 75
Jon Whiteley foi um dos poucos atores mirins que ganhou uma estatueta do Oscar, quando a Academia premiava artistas de forma honorária
atualizado
Compartilhar notícia
O ator Jon Whiteley, vencedor do “Oscar juvenil” da Academia, morreu aos 75 anos. A notícia foi confirmada ao Hollywood Reporter pelo Museu Ashmolean, onde ele trabalhou por 38 anos antes da aposentadoria. A causa da morte, porém, não foi divulgada.
Whiteley tinha 8 anos quando começou a carreira, no filme Os Raptores (1953), onde interpretava um jovem que passa a morar com os avós após a morte dos pais. Na trama, ele e o irmão encontram um bebê abandonado e decidem criá-lo como parte da família.
O filme chamou atenção da Academia. Whiteley e seu colega de elenco, Vincente Winter, foram escolhidos para receber as estatuetas honorárias do “Oscar juvenil”. O prêmio era uma miniatura do tradicional Oscar, e foi dado a 12 atores mirins durante sua existência, entre 1935 e 1961.
Os pais de Whiteley não deixaram ele viajar a Los Angeles para a cerimônia, de forma que seu Oscar chegou por correio semanas depois. “Eu me lembro de ficar um pouco desapontado. Achei a estatueta feia”, brincou ele em entrevista de 2014.
Outros projetos
Além de Os Raptores, o ator participou de outros quatro filmes em sua carreira. São eles Devoção de Assassino (1952), O Tesouro de Barba Rubra (1955), O Seu Primeiro Crime (1956) e O Jardineiro Espanhol (1956).
Na televisão, ele participou de episódios da série The Adventures of Robin Hood (1957) e Jericho (1966). Adulto, ele se tornou professor, historiador e curador de arte.