metropoles.com

Jean Renoir: 5 filmes para ver na mostra “A Vida Lá Fora”, no CCBB

Cineasta francês Jean Renoir é tema de extensa mostra no CCBB, com 16 filmes em película. Sessões começam nesta quarta (15/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
a grande ilusão jean renoir
1 de 1 a grande ilusão jean renoir - Foto: Divulgação

A mostra “A Vida Lá Fora” reúne 30 filmes dirigidos por Jean Renoir, além de dois documentários sobre o diretor francês. Começa nesta quarta (15/2), com destaque para 16 títulos em película (35mm). É uma boa chance para conhecer melhor um dos mestres do cinema moderno. Transitou por filmes mudos, falados, a cores e rodou na França, na Índia e nos Estados Unidos.

Renoir costuma ser lembrado popularmente por “A Grande Ilusão” (1937, foto no alto) e “A Regra do Jogo” (1939), filmes provocativos sobre relações de classe na França. Mas a carreira do francês deu várias outras voltas.

Curador da mostra, Júlio Bezerra considera que Renoir deixou sua marca na história do cinema por várias razões. “Ele tinha gosto pelo trabalho dos atores, era aberto à improvisação e gostava de filmar nas ruas, numa época em que isso não era comum”, aponta.

Mal entendido à época, “A Regra do Jogo” fez Renoir “cair em desgraça”, lembra Bezerra. “Além do fracasso de público e crítica, ele foi atacado tanto pelos amigos da esquerda como pela direita”. Refugiou-se nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, rodou “Rio Sagrado” (1951) na Índia e, depois, voltou à França para realizar musicais e filmes experimentais.

Veja cinco filmes imperdíveis da mostra “A Vida Lá Fora”, de Jean Renoir:

Divulgação

“A Grande Ilusão” (1937)
Talvez seja o filme que mais claramente evidencia a abordagem honesta de Renoir com seus personagens. Um filme sobre a Primeira Guerra Mundial sem rivalidades manjadas, mas com um olhar para as relações humanas que se constroem em meio à violência do conflito.

Divulgação

“A Regra do Jogo” (1939)
O retrato ácido sobre a alta sociedade francesa estreou como uma bomba: banido, massacrado pela crítica e ignorado pelo público. Depois, virou clássico e o filme mais popular de Renoir. Ambientado nas tensões pré-Segunda Guerra Mundial, o longa se infiltra nas relações entre patrões e empregados.

Reprodução/IMDb/United Artists

“Rio Sagrado” (1951)
Após passar quase toda a década de 1940 em Hollywood, Renoir visitou a Índia para rodar seu primeiro filme colorido. Três adolescentes crescem nas proximidades de um rio e nutrem paixão pelo mesmo homem, um soldado americano anos mais velho.

Reprodução/Unifrance

“French Can Can” (1954)
O filme que marcou o retorno de Renoir à França, após uma década e meia de exílio. Na belle époque, o dono de um café decadente conhece uma lavadeira com talento para a dança e tenta revitalizar o can can.

Reprodução/Moma

“O Cabo Ardiloso” (1962)
Em seu penúltimo filme, Renoir retorna aos temas de “A Grande Ilusão” e ao preto e branco. Na Segunda Guerra Mundial, um oficial francês é feito prisioneiros pelos nazistas e tenta escapar com a ajuda de pessoas de distintos universos sociais.

A Vida Lá Fora: O Cinema de Jean Renoir

De 15 de fevereiro a 13 de março, no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, lote 22, 3108-7600). Sessões de quarta a segunda. R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Programação completa no site do CCBB. Não recomendado para menores de 12 anos.

Debate
Em 2 de março (quinta), às 20h, no cinema do CCBB. Com o curador Júlio Bezerra e os críticos Pablo Gonçalo (Brasília) e Filipe Furtado (São Paulo). Entrada franca.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?