Itaú Cultural lança streaming gratuito dedicado ao cinema brasileiro
O público terá acesso à plataforma Itaú Cultural Play a partir de 19 de junho, Dia do Cinema Brasileiro
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quinta-feira (17/6), o Itaú Cultural anunciou o lançamento de uma plataforma de streaming dedicada exclusivamente ao audiovisual nacional. O Itaú Cultural Play estará disponível, de forma gratuita, a partir do dia 19 de junho, data em que é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro.
A plataforma contará com um catálogo composto por produções de diferentes regiões do país. Na estreia, 135 títulos estarão disponíveis para o público. A expectativa é que a cada 15 dias novas obras sejam lançadas.
Para dar detalhes sobre o novo projeto, o Itaú promoveu uma coletiva de imprensa on-line, na qual o Metrópoles esteve presente, nesta quinta-feira (17/6).
“O país vive um momento tão difícil, tantas dores e dificuldades. Mas a arte e a cultura não podem parar”, começou Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.
De acordo com Saron, o projeto está sendo desenvolvido há dois anos.
“Foram dois anos de duas grandes reflexões: primeiro sobre o conteúdo que iriamos trazer, quais seriam as curadorias, quem estaria conosco. E o segundo, por qual instrumento tecnológico, com quais parceiros trilharíamos esse caminho”, descreveu.
Um dos motivadores para a execução do projeto foi ver o sucesso das mostras culturais on-line promovidas pelo Itau entre março de 2017 e dezembro de 2019. Durante a coletiva, Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura da instituição, revelou que as mostras no site do Itaú Cultural deram muito retorno e filmes chegaram a ter mais de 4 mil plays.
Neste primeiro momento, o Itaú Cultural Play estará disponível somente em navegadores e poderá ser acessado em www.Itauculturalplay.com.br.
Catálogo democrático e com curadoria
Uma das preocupações do Itaú, de acordo com Eduardo, foi democratizar a presença de diretores e produtoras na plataforma. Todos os estados do Brasil têm produções hospedadas no Itaú Cultural Play. O diretor enfatizou que será possível ver produções sensíveis à questão indígena, a presença do cinema negro e a maior participação das mulheres como diretoras.
Na hora de indicar um filme ao assinante, a plataforma contará com ferramentas de auxílio que vão além do algoritmo.
“Não há um filme na plataforma que não faça parte da curadoria. Nenhum filme está lá por acaso. Fizemos um grande movimento para que nenhum estado estivesse fora da plataforma, para nós, pensar na democratização é fundamental. Não apenas para que o publico tenha acesso, mas para que diretores e produtores possam estar na plataforma”, afirmou Saron.
Além da sinopse, as obras terão mais informações agregadas com o “Porque Ver”, que detalha o título em uma visão mais crítica e literária.
“Tudo foi pensando, tudo está embalado. É muito importante para nós no sentido da formação de público. É um caminho para que você não fique mais tempo procurando um filme que o assistindo”, contou Claudiney Ferreira.
Glauber Rocha, Joel Zito Junior, Carlos Nader, Júnia Torres, Otto Guerra, entre outros, estão entre os cineastas em destaque da plataforma. Os parceiros, como Arte1, São Paulo Companhia de Dança, também tem um espaço reservado na página principal do streaming.
Na estreia, além dos longas metragens, a plataforma conta ainda com 50 curtas, que é uma grande aposta do Itaú Cultural.
Os títulos poderão estar em carrosséis, dentro de festivais completos ou entre as curadorias da plataforma, que trazem uma série de títulos que conversam entre si e podem despertar o interesse do espectador.
“Os festivais cumprem um grande papel, não só da temática, mas da regionalidade. Vamos nos aprofundar para que eles estejam sempre disponíveis na plataforma”, pontua Eduardo.
Lançamento em três etapas
O lançamento do Itaú Cultural Play será em três etapas: nesse primeiro momento, disponível ao público a partir do dia 19, será focado principalmente nos navegadores de internet.
“Já pedimos autorização para os aplicativos rodarem a plataforma em Android e IOs, mas neste primeiro momento será apenas nos navegadores de internet. Um segundo lançamento é a chegada do Itaú Cinema na Itaú Cultural Play. E por fim, a chegada da plataforma às smartsTVs”, explicou.
“Temos a consciência de que o Brasil é um país com dificuldade de acesso à internet. Por isso, estar no maior número de plataformas possíveis”, destacou.
A expectativa é que todas as etapas sejam cumpridas até o dia 19 até setembro.