metropoles.com

Indicado, Os Rejeitados é acusado de plágio às vésperas do Oscar

Roteirista Simon Stephenson afirma que enredo e personagens de Os Rejeitados são idênticos ao de Frisco, 3º lugar do The Black List em 2013

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de cena do filme Os Rejeitados - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de cena do filme Os Rejeitados - Metrópoles - Foto: Reprodução

A produção de Os Rejeitados, filme com cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Roteiro Original, foi acusada de plágio pelo roteirista Simon Stephenson, reconhecido por filmes como Luca, As Aventuras de Paddington 2 e A Vida Eletrizante de Louis Wain.

Segundo informações da Variety, publicadas às vésperas da cerimônia do Oscar, Stephenson entrou em contato com o Sindicato de Roteiristas dos Estados Unidos (WGA) informando ter encontrado “problemas relacionados aos créditos em um projeto de alto perfil coberto pela WGA”.

Na troca de e-mails, ele afirma que “a evidência de que o roteiro remanescente foi plagiado linha por linha de Frisco é genuinamente esmagadora”. O cineasta se refere a um drama de sua autoria, cujos personagens centrais são um médico de meia idade e um jovem paciente sob sua responsabilidade.

No filme escrito por David Hemingson, os principais personagens de Frisco teriam sido adaptados para um professor de internato de meia-idade, desiludido com o mundo, e um aluno de 15 anos pelo qual ele fica encarregado de cuidar.

3 imagens
Filme concorre em cinco categorias do Oscar, incluindo Melhor Roteiro Original
As outras nomeações são: Melhor Filme, Melhor Ator (Paul Giamatti), Melhor Atriz Coadjuvante (Da'Vine Joy Randolph) e Melhor Montagem
1 de 3

Os Rejeitados

Reprodução
2 de 3

Filme concorre em cinco categorias do Oscar, incluindo Melhor Roteiro Original

Reprodução
3 de 3

As outras nomeações são: Melhor Filme, Melhor Ator (Paul Giamatti), Melhor Atriz Coadjuvante (Da'Vine Joy Randolph) e Melhor Montagem

Reprodução

Em 2013, o roteiro de Frisco conquistou o terceiro lugar na Black List, uma pesquisa anual dos melhores roteiros não produzidos. Stephenson alega que Payne teve acesso à história tanto naquele ano quanto em 2019, quando estiveram em contato devido a uma colaboração em um projeto. Esse argumento seria respaldado por e-mails trocados entre agências e produtores de Hollywood.

Além de denunciar ao WGA, Stephenson enviou um novo e-mail para o conselho em fevereiro deste ano, afirmando que “história, personagens, estrutura, cenas, diálogo” de “Os Rejeitados” são idênticos aos de Frisco.

“Muitas das cenas mais importantes permanecem praticamente inalteradas e até mesmo visivelmente idênticas em sua disposição na página”, escreveu.

Segundo o roteirista, um dos poucos elementos originais de “Os Rejeitados” seria, ironicamente, o momento em que o personagem de Giamatti relembra o caso de uma pessoa influente que escapou de um plágio por ter aliados na equipe docente.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?