metropoles.com

Historiadora Lilia Schwarcz é cancelada por críticas a Beyoncé: entenda

Ela apontou que Black is King, novo filme da cantora, glamoriza luta antirracista. Famosos, como Iza e Ícaro Silva, atacaram a acadêmica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Disney+/Divulgação
Black is King - Beyoncé
1 de 1 Black is King - Beyoncé - Foto: Disney+/Divulgação

Black is King, filme de Beyoncé, tem gerado as mais diversas reações nas redes sociais e na imprensa – leia aqui a opinião do Metrópoles. Porém, um texto escrito pela historiadora Lilia Schwarcz está sendo bastante criticado.

Lilia Schwarcz, que é uma das principais historiadoras do movimento negro brasileiro, escreveu, na Folha de S. Paulo o seguinte artigo: “Filme de Beyoncé erra ao glamorizar negritude com estampa de oncinha”.

A reação ao texto da historiadora, que, apesar do interesse acadêmico no tema, é uma mulher branca, foi devastadora. De anônimos a famosos, ela sofreu diversas críticas e entrou na lista de “cancelados” das redes sociais.

A cantora Iza, por exemplo, se manifestou sobre o tema. Negra, a artista sempre levanta a questão do racismo em suas apresentações.

“Lilia Schwarcz, meu anjo, quem precisa entender sou eu. Eu preciso entender que privilégio é esse que te faz pensar que você tem alguma autoridade para ensinar uma mulher negra como ela deve ou não falar sobre o seu povo. Se eu fosse você (valeu Deus) estaria com vergonha agora. Melhore”, escreveu Iza.

O ator Ícaro Silva também não aprovou a coluna. “Você é uma grande vergonha. Não somente para o Brasil e para o povo preto, mas para todos os povos aqui presentes. Não vejo por onde defender seu declarado racismo, sua arrogância branca elitista em se dar o direito não somente de reduzir uma obra-prima ao nicho ‘antirracista’, mas em acreditar que tem conhecimento antropológico sobre África”, apontou.

Nas redes sociais, a autora também encontrou alguns defensores de seus posicionamentos. Lilia, ainda, lembrou que o manifesto contra as cotas, assinado por ela em 2006, foi um erro.

8 imagens
1 de 8

2 de 8

3 de 8

4 de 8

5 de 8

6 de 8

7 de 8

8 de 8

Após a repercussão negativa do texto, Lilia Schwarcz pediu desculpas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?