Green Film Festival reúne filmes ambientais no Fórum Mundial da Água
Com entrada gratuita, mostra traz longas e curtas-metragens, além de debates e espaço para produções realizadas pela sociedade civil
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das atrações da oitava edição do Fórum Mundial da Água, o Green Film Festival reúne curtas e longas-metragens nacionais e internacionais em sessões gratuitas no Cine Brasília (veja programação completa). As exibições acontecem entre os dias 18 e 22 de março, das 14h30 às 20h30.
A mostra competitiva do Green Film traz 13 longas e 25 curtas. Serão premiados os melhores títulos nas categorias de júri oficial e voto popular. Os selecionados também concorrem ao Prêmio Green Drop, entregue pela Green Cross Internacional. Os vencedores serão exibidos novamente na sexta (23/3), dia de encerramento do fórum. O encontro será realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul.Oito produções compõem a mostra paralela Panorama e 10 formam a programação para o público infantil. Dois programas abrigam sessões de 16 curtas. Além do Green Film, a conferência contempla ainda a mostra Voz do Cidadão, que reúne 109 filmetes de 24 países realizados por entidades da sociedade civil.
Temáticas
Os longas em competição tratam a água sob diversos pontos de vista. O Brasil é o país mais bem representado, com quatro filmes. O Jabuti e a Anta (2016), de Eliza Capai, mostra depoimentos de ribeirinhos, índios e pescadores afetados por represas na Amazônia.
Com direção de Ricardo Gomes, Baía Urbana (2017) registra dezenas de espécies que tentam sobreviver na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Também na região sudeste, Caminho do Mar (2017), de Bebeto Abrantes, propõe uma radiografia do Rio Paraíba do Sul. Já Detox SP (2017), da dupla Rodolfo Amaral e Felipe Kurc, problematiza a relação dos brasileiros com a água.
Green Film Festival
De 18 a 23 de março, no Cine Brasília (Entrequadra 106/107 Sul, 61 3244-1660). Das 14h30 às 20h30. Entrada gratuita. Consulte a programação completa. Classificação indicativa varia de acordo com os filmes