metropoles.com

Globo de Ouro 2021 tem edição marcada por pandemia e pelo streaming

Produções do streaming dominaram as indicações em 2021. A premiação terá formato híbrido, presencial e virtual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Globodeouro_divulgacao
1 de 1 Globodeouro_divulgacao - Foto: null

O Golden Globe Awards, ou Globo de Ouro, de 2021 terá a marca da pandemia de Covid-19. A cerimônia, tradicionalmente realizada em janeiro, teve a data alterada e será neste domingo (28/2), às 22h, em Beverly Hills, Califórnia (EUA). Antes mesmo de acontecer, a 78ª edição do evento já é considerada histórica, não apenas pelo formato híbrido, presencial e virtual, mas, principalmente, pelo grande espaço ocupado por produções do streaming nas indicações ao prêmio neste ano.

O evento de domingo abre a temporada de premiações do cinema e da televisão. O Globo de Ouro será seguido pelo Critics Choice Awards em 7 de março, o Screen Actors Guild Awards em 4 de abril e o BAFTAs em 11 de abril. Por fim, o maior deles, o Oscar 2021, a ser realizado em 25 de abril.

Protagonismo do streaming

Com a maior parte dos cinemas fechados em todo o mundo em virtude da pandemia, o streaming assumiu uma grande parte dos lançamento de produção em 2020. Adotando o mesmo critério do Oscar, o Globo de Ouro permitiu que filmes não exibidos nos cinemas fossem elegíveis à premiação.

Enquanto estúdios protelaram a estreia de longas, as plataformas entregaram novidades ao público. Vários títulos indicados ao prêmio neste ano tiveram exibição somente em plataformas digitais.

Destaque para a Netflix que, no total, somou 42 indicações. A empresa lidera tanto em televisão, com o seriado britânico The Crown, quanto em cinema, com o longa-metragem Mank, cada um em seis categorias.

5 imagens
Cena de Mank, filme da Netflix
<b>Soul </b>: Na animação do Disney+, Joe Garner é um professor de música do ensino médio que sonhava em ser um músico de jazz e finalmente teve a chance, depois de impressionar outros músicos durante um ensaio aberto no Half Note Club. No entanto, um acidente faz com que sua alma seja separada de seu corpo e transportada para o “You Seminar”, um centro no qual as almas se desenvolvem e ganham paixões antes de serem transportadas para um recém-nascido
<b>Os Croods 2</b>. Depois de ganhar série na Netflix (Dawn of the Croods), a animação da DreamWorks agora coloca a família Crood diante de um clã rival: os Betterman
Messias e o Judas Negro estreou em 25/2 nos cinemas do país
1 de 5

The Crown é uma história biográfica sobre o reinado da rainha Elizabeth

Reprodução
2 de 5

Cena de Mank, filme da Netflix

Netflix/Divulgação
3 de 5

Soul : Na animação do Disney+, Joe Garner é um professor de música do ensino médio que sonhava em ser um músico de jazz e finalmente teve a chance, depois de impressionar outros músicos durante um ensaio aberto no Half Note Club. No entanto, um acidente faz com que sua alma seja separada de seu corpo e transportada para o “You Seminar”, um centro no qual as almas se desenvolvem e ganham paixões antes de serem transportadas para um recém-nascido

Reprodução/Disney+
4 de 5

Os Croods 2. Depois de ganhar série na Netflix (Dawn of the Croods), a animação da DreamWorks agora coloca a família Crood diante de um clã rival: os Betterman

Gui Primola/Arte/Metrópoles
5 de 5

Messias e o Judas Negro estreou em 25/2 nos cinemas do país

Reprodução

 

O segundo a acumular mais indicações na categoria de filmes, foi o Amazon Prime Video, com sete produções na disputa. Destaque para Borat: Fita de Cinema Seguinte.

A Disney conseguiu emplacar Nomadland, Soul, Dois irmãos, Hamilton e A Vida Extraordinária de David Copperfield. A Warner teve quatro indicações, com Tenet, Judas, O Messias Negro e Os Pequenos Vestígios, enquanto a Universal teve três, com Os Crood 2 e Relatos do Mundo, parceria com a Netflix.

Canal tradicional nas premiações, a HBO ficou bem abaixo da Netflix e emplacou somente sete indicações em televisão.

Veja a lista completa dos indicados.

Mulheres em destaque

No Globo de Ouro 2021, os indicados para os prêmios de melhores profissionais do cinema e da televisão, dentro e fora dos Estados Unidos, foram anunciados nas redes sociais e na página oficial da associação, pelas atrizes Sarah Jessica Parker e Taraji P. Henson.

“Esta é uma edição histórica, pois temos três mulheres indicadas para o prêmio de melhor direção: Regina King (One night in Miami), Emerald Fennell (Promising young woman) e Chloé Zhao (Nomadland). Além disso, disputam a premiação 16 filmes exibidos apenas nas plataformas de streaming, concorrendo em várias categorias”, explica Douglas Domingues, professor de Rádio e TV do FIAM-FAAM Centro Universitário.

Favoritos ao prêmio

As chances de Chadwick Boseman, que contracenou com Viola Davis em A Voz Suprema do Blues, ganhar o prêmio na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama são grandes. Seria um prêmio póstumo, pois o ator faleceu em agosto de 2020.

Chadwick Boseman

Maria Bakalova (Borat: Fita de Cinema Seguinte) é favorita o prêmio na categoria de Melhor Atriz em Filme – Musical ou Comédia. No grupo de astros que atuaram nesse tipo de produção, Sacha Baron Cohen (Borat: Fita de Cinema Seguinte) tem maior probabilidade de receber o prêmio. Lin-Manuel Miranda (Hamilton) vem logo atrás, támbem com chances.

Já entre os artistas que concorrem aos prêmios de Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvantes, Olivia Colman (Meu Pai) e Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro) são favoritos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?