Filmes do DF surgem em destaque no Festival de Cinema de Curitiba
O curta-metragem Caravana da Coragem e o longa-metragem Não Existe Almoço Grátis representam o Distrito Federal no festival curitibano
atualizado
Compartilhar notícia
Dois filmes do Distrito Federal estão em destaque no 13º Olhar de Cinema — Festival Internacional de Curitiba, que começa nesta quarta-feira (12/6). O curta-metragem inédito Caravana da Coragem, do diretor Pedro B. Garcia, concorre como melhor filme na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragens.
Na produção, três amigos, de diferentes regiões do Distrito Federal, se encontram em um parque à noite e contam seus medos, detalhando-os. O filme dirigido por Pedro B. Garcia percorre a cidade rabiscando as imagens enquanto o áudio ecoa, misturando-se ao anseio de vida e movimentação. O filme será exibido no festival nos dias 15 e 17 de junho.
Outra produção que está no festival é o longa-metragem Não Existe Almoço Grátis, dos diretores Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel. Ele será exibido na Mostra Foco, que contará apenas com películas na temática Cinema de Luta.
O documentário, premiado no Festival de Brasília, acompanha Socorro, Jurailde e Bizza, três moradoras do Sol Nascente (DF), a maior favela do Brasil, no comando de uma das cozinhas solidárias do MTST, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, às vésperas da posse presidencial de Lula, em 2023.
Nos preparativos para a distribuição de refeições gratuitas para as centenas de pessoas que viajaram para o evento, o filme retrata a vida e a luta das protagonistas através de entrevistas íntimas, num vislumbre de outras realidades possíveis em meio ao labor diário dos movimentos sociais. Premiado no Festival de Brasília. O filme será exibido no festival nos dias 16 e 18 de junho.