Filme Presença, que explora limite do corpo e arte, chega aos cinemas
O primeiro longa de Erly Vieira Jr conta a história de três artistas nascidos no Espírito Santos
atualizado
Compartilhar notícia
A história de três artistas brasileiros, nascidos no Espírito Santo, é o fio condutor do filme Presença, que será lançado nesta quinta-feira (1/8), nos cinemas de todo Brasil. O enredo explora o limite entre o corpo e arte para abordar questões humanas, como solidão, prazer e medo, e os impactos da colonização no povo brasileiro.
Este é o primeiro longa do diretor, roteirista e autor Erly Vieira Jr, que assina o roteiro e a direção do projeto. O enredo segue os artistas Marcus Vinícius, Castiel Vitorino Brasileiro e Rubiane Maia, que fazem dos corpos expressões artísticas. Com carreiras internacionais, a arte provoca uma reivenção e uma cura decolonial.
A partir dessas histórias, o filme explora temas universais, como a fragilidade da experiência humana, a solidão existencial, a espiritualidade e a questão racial. Também aborda a relação com a conexão com a natureza e seus elementos.
O documentário vem fazendo sucesso antes mesmo do lançamento. Tanto que venceu quatro prêmios no Festival de Cinema de Vitória, na última quinta-feira (25/7).
Sinopse:
Três artistas afro-brasileiros, com carreiras reconhecidas internacionalmente, transmutam-se a cada performance. Marcus Vinícius, Rubiane Maia e Castiel Vitorino Brasileiro fazem uma reflexão sobre os limites que apontamos para nossos próprios corpos.