metropoles.com

Filme O Debate traz discussões para pensar o Brasil em ano de eleição

Produção estrelada por Debora Bloch e Paulo Betti prevê situações do último debate presidencial antes do segundo turno das eleições de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Brajterman/Divulgação
O Debate
1 de 1 O Debate - Foto: Ricardo Brajterman/Divulgação

Estreia nesta quinta-feira (25/8) O Debate, filme que marca a estreia de Caio Blat como diretor de cinema. Estrelado por Debora Bloch e Paulo Betti, que interpretam os jornalistas Paula e Marcos, a produção simula um futuro último debate presidencial antes do segundo turno das eleições de 2022.

No longa-metragem, os jornalistas Paula (Debora Bloch) e Marcos (Paulo Betti), que acabaram de se separar depois de 20 anos juntos, discutem como devem conduzir a edição dos melhores momentos do debate que o canal vai exibir. Paula e Marcos têm opiniões divergentes, mas continuam amigos e parceiros de trabalho. O filme invade a intimidade do casal que discute sobre amor, liberdade, política, democracia, jornalismo e a vida do país nos últimos anos.

“Esse filme surgiu da urgência de ter uma participação artística nesse momento que a gente está vivendo no Brasil. A gente espera que ele [o filme] contribua, de alguma maneira, para que a gente mude o país, para que a gente mude a maneira das pessoas discutirem e debaterem”, explica a atriz Debora Bloch.

4 imagens
Os dois artistas são protagonistas do longa-metragem dirigido por Caio Blat
A produção busca estimular reflexões sobre discussões e debates em ano de eleição no Brasil
Filme O Debate, com Paulo Betti e Debora Bloch
1 de 4

No filme, os jornalistas Paula (Debora Bloch) e Marcos (Paulo Betti) discutem como devem conduzir a edição dos melhores momentos do último debate presidencial antes do segundo turno das eleições de 2022

Ricardo Brajterman/Divulgação
2 de 4

Os dois artistas são protagonistas do longa-metragem dirigido por Caio Blat

Ricardo Brajterman/Divulgação
3 de 4

A produção busca estimular reflexões sobre discussões e debates em ano de eleição no Brasil

Ricardo Brajterman/Divulgação
4 de 4

Filme O Debate, com Paulo Betti e Debora Bloch

Ricardo Brajterman/Divulgação

“É um filme muito interessante de ser discutido. Ele propõe um debate sério sobre os motivos de você apoiar ou não os candidatos, sobre essa entidade que é a televisão e o jornalismo e sobre neutralidade. Será que é legal a gente ficar em cima do muro e não se posicionar?”, questiona o ator Paulo Betti.

Baseado no livro O Debate, de Jorge Furtado e Guel Arraes, a produção foi realizada em pouco tempo e com poucos recursos pelo diretor estreante Caio Blat. A correria para terminar o longa-metragem partiu da urgência de contemplar o período de início da campanha eleitoral.

“Já fiz filmes sobre a história do país sempre olhando para trás, sobre a ditadura, sobre o Carandiru. É a primeira vez que a gente tenta fazer um filme refletindo sobre o presente. É uma coisa muito ousada, muito corajosa e muito empolgante para nós, como artistas, que o cinema participe da discussão do país”, comemora o diretor Caio Blat.

O filme é, segundo os próprios famosos, uma tentativa de mostrar o posicionamento dos artistas perante o atual panorama do Brasil.

“Tentamos achar uma forma diferente de nós artistas nos colocarmos. Estamos usando o que a gente sabe fazer, historia, dramaturgia, atuação, direção, para nos expressarmos como artistas. Nós não temos legitimidade para obrigar ninguém a fazer nada, mas nós podemos falar de política para um público através da nossa arte. Nós não estamos a serviço de ninguém, é um modo novo de participar. É um filme de artistas, de um coletivo de artistas dando sua opinião”, avalia o roteirista Guel Arraes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?