metropoles.com

Filme de Eliza Capai ganha prêmio da Anistia Internacional no festival de Berlim

Longa brasileiro Espero Tua (Re)Volta foi atração na mostra Generation

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gregor Fischer/picture alliance via Getty Images
69. Berlinale – Prizes of the independent juries
1 de 1 69. Berlinale – Prizes of the independent juries - Foto: Gregor Fischer/picture alliance via Getty Images

Dieter Kosslick foi poético. O diretor da Berlinale, que assina sua última seleção, veio apresentar os prêmios paralelos e fez um comunicado. “Durante quase todo o festival o céu sobre Berlim tem estado encoberto, mas hoje amanheceu límpido, com esse azul sem nuvens. É como se o céu quisesse facilitar a subida de um amigo, meu e do festival, que morreu, mas eu espero que já esteja lá em cima. Bruno Ganz foi sempre um amigo da Berlinale, e um grande ator. Está indo levar sua arte para outras dimensões. Ganz, só para lembrar, foi ator de Wim Wenders em Asas do Desejo, também conhecido como O Céu Sobre Berlim, daí a liberdade poética de Kosslick.

O primeiro foi para… o Brasil! Eliza Capai ganhou o prêmio da Anistia Internacional por seu longa Espero Tua (Re)Volta, exibido na mostra Generation. O filme é sobre as ocupações de estudantes de 2015, quando garotos e garotas ocuparam escolas de São Paulo para exigir educação. “Fazer o filme foi difícil, mas nem nos piores pesadelos eu poderia imaginar que o filme ficaria pronto em condições tão adversas. É uma honra estar aqui e protestar, para mundo, contra o governo homofóbico, racista e contra as mulheres que se instalou no País.”

Elisa conversou rapidamente com o jornal O Estado de S. Paulo, no fim da cerimônia. “Sempre sonhei com um lançamento alternativo, para que o filme chegasse ao seu público e, com o apoio da Anistia, acho que vamos conseguir isso. Põe no jornal, por favor, para que o Brasil saiba da importância desse prêmio. Somos independentes. Precisamos de todo apoio para fazer e lançar nossos filmes.”

Outro prêmio decisivo foi o do júri ecumênico, que foi para Deus Existe, Seu Nome É Petrunya, de Teona Strugar Mitveska, da Macedônia, na competição. A defesa da juventude, pela Anistia, cuja dirigente citou estatísticas sobre o número de jovens mortos, principalmente negros, e a das mulheres, pelo júri ecumênico deram o tom da cerimônias. E perto daqui, na praça de Potsdamer, havia um protesto de blusões amarelos. Sob o céu azul de Berlim as coisas estiveram quentes agora pela manhã.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?