Filme Clube da Luta é censurado e tem final alterado na China
Alguns cinéfilos do país asiático perceberam que há uma alteração na mensagem anarquista e anticapitalista do filme
atualizado
Compartilhar notícia
Clube da Luta se tornou um marco no final dos 90 por conta de sua mensagem anarquista e anticapitalista. Entretanto, o fato que tornou o filme famoso em todo o mundo não sensibilizou o governo chinês, que alterou o encerramento da película para estreá-lo no país.
A produção de 1999 começou a ser transmitida na China, na plataforma Tencent Video, e foi muito citada pelos cinéfilos do país e perceberam que o final, que tornou o filme dirigido por David Fincher tão emblemático, foi alterado para que o longa passasse pela rígida censura.
Ao final do filme original, o Narrador (Edward Norton) mata seu alter ego imaginário Tyler Durden, interpretado por Brad Pitt. Ao mesmo tempo, o personagem de Norton vislumbra a explosão de vários edifícios, sugerindo que o plano dele de acabar com a civilização está em andamento.
Entretanto, na versão chinesa, o longa termina com o assassinato de Durden e uma mensagem “A polícia rapidamente descobriu todo o plano e prendeu todos os criminosos, evitando com sucesso a explosão da bomba”. Enquanto isso, informa que Tyler foi enviado para um manicômio para tratamento psicológico, recebendo alta um tempo depois.
Os 10 melhores filmes disponíveis na Netflix, segundo a crítica internacional
A significante alteração provocou uma onda de indignação de diversas pessoas, que buscaram a versão pirata do filme original. Alguns ainda utilizaram suas redes para criticarem a Tencent Video. “É ultrajante”, disse um amante do cinema. “Não apenas eliminam cenas, também acrescentam novas ao roteiro”, disparou outro.
A empresa de streaming chinesa não se manifestou sobre o assunto, deixando dúvida se a mudança realmente foi feita pelo governo do país ou se houve algum outro órgão que interviu.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos