Filme brasiliense leva prêmio de Melhor Curta Internacional em Ibiza
De Rafaela Camelo e Emanuel Lavor, o curta-metragem As Miçangas levou o prêmio no Festival Internacional de Cinema Independente de Ibiza
atualizado
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O curta-metragem brasiliense As Miçangas conquistou o prêmio de Melhor Curta-Metragem no Festival Internacional de Cinema Independente de Ibiza deste ano. A produção concorreu com outros 19 trabalhos.
“Que honra imensa! As Miçangas acaba de receber o prêmio de melhor curta internacional do Festival de Ibiza, representando o Brasil em meio a outros 19 títulos das mais diversas partes do mundo. Obrigado ao festival e o júri por nos receberem com o coração tão aberto”, comemoraram os diretores Rafaela Camelo e Emanuel Lavor no Instagram.
A produção, que também passou pelo Festival de Berlim, fala sobre um assunto forte e delicado “O filme propõe uma reflexão sobre aborto dentro de um recorte sutil. A intenção não é só falar sobre como o aborto é comum e cotidiano a muitas mulheres, mas também refletir sobre culpa e fraternidade”, avaliam os diretores em entrevista ao Metrópoles.
Segundo Rafaela, eles optaram por trabalhar com sutilezas e passar a mensagem do curta com a criação de diferentes atmosferas. A técnica escolhida pela dupla funcionou e levou o filme a diferentes festivais de cinema.
Sobre aborto e mulheres
Levar a discussão sobre aborto para as telonas não foi simples, mas contou com uma base de mulheres que mostram que o mercado cinematográfico também é para elas. Rafaela Camelo pontua que existe a ideia de ampliar a participação de mulheres nas áreas técnicas e criativas dentro do cinema, mas lembra que trabalhar na área ainda é difícil para elas.
“Esse filme, especificamente, tem a participação bastante grande de mulheres. É algo que a gente fala hoje com muito orgulho, que a gente teve uma equipe de câmera majoritariamente feminina, mas é algo que a gente não gostaria que fosse uma surpresa ou que fosse uma novidade.”
A diretora de fotografia do curta, Joanna Ramos, reforça que a porcentagem de mulheres nas áreas técnicas de câmera ainda é muito pequena. Por isso, ser parte da equipe de um produto que disputa o Berlinale é ainda mais importante.
“Poder representar as mulheres num festival desta escala é muito simbólico. Temos que tomar esses espaços que também são nossos”, defende.
Confira a ficha técnica do filme:
Direção: Emanuel Lavor e Rafaela Camelo
Roteiro: Emanuel Lavor
Elenco: Tícia Ferraz, Pâmela Germano e Karine Teles
Produtoras: Daniela Marinho e Catarina Accioly
Produção Executiva: Heloísa Schons
Direção de Fotografia: Joanna Ramos
Edição: Henrique Laterza
Direção de Arte: Sarah Noda
Figurino: Juliana Ramos
Edição de Som: Evelyn Santos
1ª Assistente de Direção: Júlia Rios
Continuísta: Marcela Tamm
Preparação de Elenco: Laura Tonini, Lupe Leal e Rosanna Viegas
Direção de Produção: Rafa Reche
Assistentes de Produção: Mateus Corrêa
Platô: Pedro Saliba
Produção de Objetos: Rosa Morbach
Caracterização: Alexandra Vinagre
Contrarregra: Gabriela Maria
Contrarregra de Frente: Bruno Bokão
Pintor de Arte: Bruno Bokão
Pintor: Lucas Mendes
1ª Assistente de Câmera: Erica Oliveira
2ª Assistente de Câmera: Manu Farias
Vídeo Assist: Rafael Paulino
Logger: Ada Souza
Gaffer: Tio Nerd e Carol Noronha
Maquinista: Tio Nerd
Assistente de Maquinária e Elétrica: Wadson Pereira
Técnico de Som: Leonardo Kraus
Microfonista: Guilherme Maiolino
Colorização: Luiza Almeida
Mixagem de Som: Rec Studio
Trilha Sonora Original: Letícia Fialho
Still: Thaís Mallon e Emanuel Lavor
Catering: Maria José
Carro de Câmera: Ricardo Souza
Teste de Câmera: Rodrigo Russo
Educador Ambiental: Feliphe de Freitas Novais