Filmaê 2020: festival de cinema on-line exibe 117 longas nacionais
Evento tem início nesta segunda-feira (14/12) e vai até domingo (19/12) e conta, ainda, com palestras e oficinas virtuais
atualizado
Compartilhar notícia
Adiado por causa da pandemia da Covid-19, a edição on-line do Festival de Cinema Filmaê – Filmes produzidos a partir do celular teve início nesta segunda-feira (14/12) e vai até o próximo domingo (19/12).
Ao todo, serão exibidos mais de 117 longas por meio do site oficial do evento. Os títulos nacionais participam de mostras competitivas e concorrem a prêmios concedidos pelo Júri Oficial: Melhor Filme de Ficção, Melhor Filme Documentário, Melhor Videoclipe, Melhor Reportagem Mojo, Melhor Filme Experimental, Melhor Filme Infantojuvenil (de 8 a 12 anos) e Melhor Filme Juvenil (13 a 17 anos). Os títulos foram divididos em seis programas que serão exibidos em duas sessões diárias, de sexta a domingo, sempre a partir do final da tarde.
Dentre os internacionais, foram selecionados 33 filmes num universo surpreendente de inscrições: 805 filmes produzidos em 91 países dos cinco continentes. A tradição da indústria audiovisual falou alto e países com um volume de produção consolidado encabeçaram a lista de inscritos: Índia (e seu Bollywood), Estados Unidos e Irã (país cuja cinematografia transformou-se em sinônimo de bom cinema). Os curadores Joaquim Lima e Lupe Leal escolheram os títulos que serão exibidos em sessões vespertinas de forma não-competitiva durante o festival.
Confira a programação completa aqui.