metropoles.com

Filhas de Lavadeiras, filme do DF, vence como Melhor Curta o É Tudo Verdade

O documentário da cineasta Edileuza Penha de Souza foi um dos destaques do festival: veja todos os vencedores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
filhas de lavadeiras
1 de 1 filhas de lavadeiras - Foto: Divulgação

O filme brasiliense Filhas de Lavadeiras, da diretora Edileuza Penha de Souza, foi o vencedor na categoria de Melhor Curta-Documentário no É Tudo Verdade, maior competição de cinema não-ficcional da América Latina.

Filhas de Lavadeiras traz relatos de mulheres negras e a história de resistência empreendida nas vidas particulares delas para que os filhos pudessem ir à escola. O filme conta com depoimentos de Conceição Evaristo, Benedita da Silva e Ruth de Souza, sendo uma das últimas participações da atriz, que morreu em julho de 2019, aos 98 anos.

“Estou pisando em nuvens. Não sei se sou a primeira mulher negra premiada no festival em 25 anos. Nesse, eu sei que sou a única mulher negra. Assim como eu, os outros diretores estavam sonhando e quando isso se torna realidade você toma dimensão da importância desse filme, de falar de memória, falar de mulheres, como diz Neide Rafael no filme: ‘com muita água e sabão lavaram nossa dignidade'”, comemorou a diretora.

O curta, que conta com pouco mais de 20 minutos, foi produzido com apoio do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. O filme é inspirado na obra homônima da escritora Maria Helena Vargas, importante escritora, pedagoga e professora brasileira que viveu em Brasília.

4 imagens
O filme é assinado pela diretora Edileuza Penha de Souza
E traz relatos de mulheres negras que  a história de resistência empreendida nas vidas particulares delas para que os filhos pudessem ir à escola
Com o prêmio, o filme pode concorrer ao Oscar
1 de 4

O filme brasiliense Filhas de Lavadeiras venceu a categoria de Melhor Curta do festival É Tudo Verdade

Divulgação
2 de 4

O filme é assinado pela diretora Edileuza Penha de Souza

Divulgação
3 de 4

E traz relatos de mulheres negras que a história de resistência empreendida nas vidas particulares delas para que os filhos pudessem ir à escola

Divulgação
4 de 4

Com o prêmio, o filme pode concorrer ao Oscar

Divulgação

“Essa vitória é uma vitória coletiva, da equipe, é uma vitória de cada uma dessas mulheres que participou do filme, que dividiram suas histórias. Dei um grito quando ouvi que fui premiada (risos). Vibrei muito porque a gente fez um filme de amor, com amor e porque nossas histórias precisam ser contadas por nós, mulheres negras”, completou.

Além de levar o prêmio Mistika, a obra também levou o troféu de Aquisição Canal Brasil de Incentivo ao Curta-Metragem. Antes, já levou o Troféu Tesourinha de Júri Popular no 8º Festival Internacional de Curtas de Brasília; o de Melhor filme pelo júri popular e melhor filme pela região Centro-oeste, Norte e Nordeste (Conne) no 7° Festival de Cinema Feminino – Tudo sobre Mulheres, em Cuiabá-MT; e Menção Honrosa no 4° Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo/RJ de 2019.

É Tudo Verdade

A 25º edição do É Tudo Verdade foi realizada em duas etapas de forma on-line por conta da pandemia do novo coronavírus. Os vencedores foram divulgados neste domingo (4/10) e Libelu – Abaixo a Ditadura, do diretor Diógenes Muniz, foi o grande vencedor da noite.

Maior competição de cinema não-ficcional da América Latina, o festival é classificatório para o Oscar de documentário de longa-metragem desde 2018, o que permite aos vencedores estarem automaticamente qualificados para inscrição no Oscar do próximo ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?