Festival Varilux 2024 traz 19 filmes inéditos ao Brasil: veja detalhes
O Festival Varilux de Cinema Francês chega à sua 15ª edição e será realizado entre 7 e 20 de novembro em mais de 60 cidades brasileiras
atualizado
Compartilhar notícia
O Festival Varilux de Cinema Francês chega à sua 15ª edição. Realizado entre 7 e 20 de novembro, em mais de 60 cidades brasileiras, o evento exibirá 19 produções inéditas e recentes do cinema francês. Serão, ao todo, 110 salas, incluindo redes comerciais e exibidores independentes de norte a sul do país.
A programação contempla filmes apresentados nos principais festivais internacionais, como Cannes, Veneza e San Sebastián, e homenageia o ator Alain Delon, ícone do cinema francês, que morreu em agosto deste ano.
Entre os destaques estão os filmes A Favorita do Rei, de Maïwenn, estrelado por Johnny Depp, e O Segundo Ato, de Quentin Dupieux, que abriram o Festival de Cannes em 2023 e 2024.
Também fazem parte da seleção o thriller O Sucessor, de Xavier Legrand, e o drama A História de Souleymane, de Boris Lojkine, que aborda questões como a imigração e venceu prêmios na mostra Um Certain Regard em Cannes 2024.
Além dos filmes inéditos, o festival promoverá uma série de atividades gratuitas no Rio de Janeiro e em São Paulo, incluindo uma mostra de filmes em realidade virtual e palestras com o jornalista e crítico Jean-Michel Frodon.
Sete convidados do cinema francês também estarão presentes para apresentar seus trabalhos, entre eles o diretor Matthieu Delaporte e os atores Raphaël Personnaz e Marie-Josée Croze.
A homenagem a Alain Delon será marcada pela exibição de O Sol por Testemunha, clássico de 1960 dirigido por René Clément. O filme, que deu visibilidade internacional ao ator, serviu de inspiração para a identidade visual do evento.