Festival Varilux 2020 volta aos cinemas com 17 filmes inéditos
Evento exibe 17 longas-metragens inéditos, além de uma mostra com filmes e palestras em homenagem aos 60 anos da Nouvelle Vague
atualizado
Compartilhar notícia
A Festival Varilux de Cinema Francês de 2020 se inicia nesta quinta-feira (19/11) nos principais cinemas do país. Neste ano, o evento vai exibir 17 longas-metragens inéditos, um clássico e contará, ainda, com uma mostra especial em homenagem aos 60 anos Nouvelle Vague.
Por conta da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a atual edição do festival poderá seguir em cartaz até o final de fevereiro de 2021. Até então, 44 cidades, de 21 estados e o Distrito Federal, vão participar do evento já na estreia, incluindo Brasília.
A programação deste ano conta com filmes de diretores consagrados como François Ozon, que apresenta Verão de 85 (Eté 85), longa que integrou a seleção oficial do Festival de Cannes. Além dele, também passaram por Cannes as produções DNA(Adn), de Maïwenn, Minhas férias com Patrick (Antoinette Dans Les Cévennes), de Caroline Vignal, entre outros. Veja a lista completa aqui.
A edição deste ano do evento vai contar ainda com um mostra em homenagem aos 60 anos do movimento Nouvelle Vague. O festival, em parceria com a Embaixada da França no Brasil vai exibir gratuitamente oito filmes de expoentes do movimento francês.
Serão dois curtas de Jean-Luc Godard e Agnès Varda e seis longas-metragens de Louis Malle, Jean-Luc Godard, Jacques Rivette, Agnès Varda e Jacques Demy. Além disso, será realizada uma conferência online com Jean-Michel Frodon, crítico de cinema e ex-diretor do Cahiers du Cinéma.
Para conferir a programação completa do festival, datas, horários e cinemas participantes do Festival Varilux de Cinema Francês clique aqui.