Festival Filmaê começa com exibição do filme Distúrbio, de Soderbergh
A primeira edição do evento reúne produções nacionais e estrangeiras realizadas com dispositivos móveis, como celulares e tablets
atualizado
Compartilhar notícia
O Filmaê, 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília, estreia no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) nesta sexta-feira (16/11), com a exibição de Distúrbio, o mais recente filme do cineasta Steven Soderbergh, ganhador do Oscar por Traffic (2000). O longa-metragem tem um detalhe surpreendente: foi gravado inteiramente com a câmera de um celular, assim como os trabalhos selecionados para a mostra. O longa será exibido às 19h e conta a história de uma mulher perseguida por um stalker virtual.
Totalmente voltado para obras rodadas com dispositivos móveis, o festival inclui 45 produções na mostra competitiva nacional e outras 20 no segmento não competitivo de títulos estrangeiros. No site oficial, os espectadores poderão ver os trabalhos com antecedência e votar, pelo júri popular, nos melhores em categorias como Melhor Filme, Direção, Atuação, Trilha Sonora e Fotografia.
O festival ainda oferece oficinas e debates que pretendem mostrar ao público como é possível e divertido criar conteúdos audiovisuais com smartphones ou tablets. Os minicursos ensinarão de edição de imagens a um workshop de fotografia direcionado a participantes da terceira idade.
Filmaê: 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília
De sexta (16/11) a domingo (18), no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Inscrições para oficinas, informações e horários podem ser encontrados no site. Entrada gratuita. Classificação livre na mostra infantojuvenil. Filmes estrangeiros e mostra competitiva nacional não são recomendados para menores de 16 anos