Festival do Rio volta ao Cine Odeon com mais de 200 filmes no catálogo
Mostra internacional começa nesta quinta-feira (6/10), e tem na programação títulos como My Policeman, com Harry Styles e David Dawson
atualizado
Compartilhar notícia
O Festival do Rio chega à 24ª edição, nesta quinta-feira (6/10), após dois anos com temporadas reduzidas em razão da pandemia de Covid. Neste ano, a mostra terá programação robusta com a exibição de mais de 200 filmes ao longo de dez dias. As sessões acontecem em diversos pontos da capital carioca como o Cine Odeon, na Cinelândia, e exibições ao ar livre, no Boulevard Olímpico e na Praia de Copacabana; além de Niterói.
Império da Luz, do vencedor do Oscar Sam Mendes (Beleza Americana), com Olivia Colman e Colin Firth no elenco, foi o escolhido para abrir o evento em sessão especial para convidados. “É muito simbólico, após anos tão difíceis para toda a indústria do audiovisual no Brasil, abrir o Festival do Rio com um filme que é uma homenagem, uma história que fala daquilo que nos move, do nosso amor pelo cinema”, comemora Ilda Santiago, diretora executiva de programação do Festival do Rio.
Outros destaques internacionais também compõem o catálogo do 24º Festival do Rio. Um dos mais aguardados é My Policeman, drama gay de época estrelado por Harry Styles e que terá três sessões ao longo da mostra de cinema (veja a programação completa).
Filmes premiados no Festival de Cannes também estarão na lista de títulos exibidos na mostra carioca, entre eles: Close, de Lukas Dhont (Grande Prêmio do Júri); Decisão de Partir, de Park Chan-wook (Melhor Direção); e EO, de Jerzy Skolimowski (Prêmio do Júri).
Cinema nacional
Distribuído em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, o cinema nacional ocupa grande parte da programação. É o caso de Pérola, segundo filme em que Murilo Benício assume o papel de diretor e que será lançado no festival, também em sessão para convidados, neste sábado (8/10). A comédia dramática é baseada em um dos maiores sucessos do teatro brasileiro, de Mauro Rasi, e tem Drica Moraes como protagonista.
Regra 34, de Julia Murat, terá a primeira exibição no Brasil após ganhar o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno, na Suíça. A obra propõe diálogo sobre a indústria pornô e a violência no sexo. Carvão, de Carolina Markowiczs, e traz Maeve Jinkings, Romulo Braga, Camila Márdila e o argentino César Bordónna no elenco. Diretor de Cinema, Aspirinas e Urubus, Marcelo Gomes lança Paloma, drama sobre uma mulher trans que sonha em casar na igreja.
Além das sessões de cinema, o Festival do Rio oferece masterclass, debates e workshops de atuação, roteiro e fotografia.
24ª edição do Festival do Rio
Desta quinta-feira (6/10) até o dia 16 de outubro. Sessões no Cine Odeon, na Cinelândia, e ao ar livre, no Boulevard Olímpico e na Praia de Copacabana (Rio de Janeiro). Confira a programação completa aqui.