Festival de Cannes: Anora, de Sean Baker, ganha Palma de Ouro
Anora, dirigido por Sean Baker, conquistou a Palma de Ouro deste ano no Festival de Cannes. A premiação aconteceu neste sábado (25/5)
atualizado
Compartilhar notícia
O filme Anora, dirigido por Sean Baker, conquistou a Palma de Ouro deste ano no Festival de Cannes. Os vencedores foram anunciados neste sábado (25/5), em uma cerimônia que revelou as decisões do júri, presidido pela cineasta Greta Gerwig, diretora de Barbie.
A premiação também destacou o filme All We Imagine as Light, da diretora Payal Kapadia, que ganhou o Grand Prix, o segundo prêmio mais prestigiado da noite. O longa-metragem é o primeiro filme indiano a fazer parte da seleção oficial em três décadas.
O Prêmio Especial do Júri, por sua vez, ficou com The Seed of The Sacred Fig, de Mohammad Rasoulof, que narra o processo de paranoia de um juiz, que se volta contra suas filhas e sua mulher. Seu diretor está condenado à prisão no Irã e conseguiu chegar à França clandestinamente.
O prêmio de melhor interpretação feminina coube ao coletivo de atrizes do musical Emilia Pérez, que recebeu ainda o Prêmio do Júri. No filme, um chefão de um cartel do tráfico passa por uma transição de gênero. “Essa vitória abre portas às pessoas trans”, disse Karla Sofía Gascón, a protagonista.
Já a melhor atuação masculina coroou Jesse Plemons, que vive três papéis em “Tipos de Gentileza”, de Yorgos Lanthimos.
O prêmio de melhor roteiro foi para The Substance, no qual Coraline Fargeat põe Demi Moore a viver uma estrela decadente que usa um exótico líquido para rejuvenescer.
Entre os documentários, ganharam, em empate, Les Filles du Nil, de Nada Riyadh e Ayman El Amir, e Ernest Cole, Lost And Found, de Raoul Peck.