Festival de Cannes 2018: filmes de qualidade, mas sem ousadia
Longa do japonês Koreeda levou a Palma de Ouro. Evento enfrenta quebra de braço com outros festivais e sofre críticas de veículos influentes
atualizado
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Thierry Frémaux e Pierre Lescure estão tendo de administrar uma crise, e das grandes. Para muita gente, é a própria sobrevivência do Festival de Cannes que está em jogo. A imprensa francesa reagiu mal à premiação do júri presidido pela atriz Cate Blanchett – nenhum filme francês no Palmarès. Ok, teve Jean-Luc Godard, mas ele não conta. O mais incrível – Godard vai estrear na TV, não nos cinemas. As mais duras críticas vêm dos EUA. The Hollywood Reporter, mais até que a rival Variety, decretou que o evento está decadente.
Com poucos astros e estrelas, além de excessiva proximidade do Oscar, Cannes é considerada uma plataforma de filmes de arte. Quem vai querer lançar seus filmes em maio, quando os blockbusters do verão ocupam as salas e fazem todo o ruído? As majors estão achando que vale mais esperar por Toronto e Veneza, no segundo semestre. O clima é de quebra de braço. Quem vai ganhar? O festival é caro. Hospedagem, alimentação. The Hollywood Reporter reclama, mas, a maior representação é dos EUA. São milhares de agentes, comprando e vendendo no maior mercado do mundo.E a Palma de Ouro mantém seu prestígio. É um dos prêmios mais disputados do mundo. O japonês Hirokazu Koreeda tem sido um habitué do festival. Coleciona prêmios, mas foi preciso esperar Cate Blanchett para ter a sua Palma, por Shoplifters.
https://www.youtube.com/watch?v=3zJ3_JZnH_Q
“Valeu a pena ter esperado”, resumiu. Outros dois filmes premiados pelo júri abordam questões familiares – Capharnaüm, da libanesa Nadine Labaki, e Ayka, do cineasta do Cazaquistão Sergey Dvortsevoy, que levou o prêmio de interpretação por Samal Yeslyamova. Marido de Nadine, o compositor Klaled Mouzanar também é produtor. Ao ser premiado pelo júri ecumênico, em nome da mulher, disse que o filme foi uma “changing life experience” para o casal.
Nadine, agradecendo o prêmio especial do júri, disse: “É um prêmio enorme para um filme pequeno, que fiz em casa, com a minha família. Mas só vou ficar feliz se o filme ajudar a mudar as condições de vida da infância abandonada. Não podemos continuar ignorando esse problema.”
Dvortsevoy talvez tenha feito o filme mais aterrorizante do festival. Uma mulher que acaba de dar à luz abandona o filho no hospital e vai em busca de emprego numa Moscou gelada. Tem de saldar uma dúvida. Ela sangra, o leite empedra nos seios. O diretor aborda a condição biológica da mulher para chegar à denúncia do mundo regido pelos homens. “Foi dificílimo de fazer, mas quando pensava que mulheres passam por isso de verdade. Que mundo é esse?”, perguntou-se a atriz.
https://www.youtube.com/watch?v=NV6jkNNse60
Que mundo, sim. Spike Lee quer lançar BlacKkKlansman em agosto nos EUA, quando se comemora um ano dos confrontos entre supremacistas e negros em Charlottesville. Seu filme é sobre isso. Não ganhou a Palma, mas o Grand Prix. “Vai ser um ano para se viver perigosamente na América”, anuncia. No palco para entregar prêmio, Asia Argento lembrou que tinha 21 anos quando foi estuprada por Harvey Weinstein em Cannes. “Para canalhas como ele, isso aqui sempre foi uma temporada de caça”, afirmou.
O festival abriu uma linha para mulheres denunciarem abusos. Asia botou a boca no mundo. No ano de Cate, as mulheres reinaram, mas a Palma foi masculina. Teria sido mais merecida se tivesse vencido o turco Nuri Bilge Ceylan, cineasta do tempo, por A Pereira dos Frutos Selvagens.
Veja a lista de premiados do Festival de Cannes 2018:
Palma de Ouro
Shoplifters, de Hirokazu Koreeda
Grande Prêmio do Júri
BlacKkKlansman, de Spike Lee
Prêmio do Júri
Capharnaüm, de Nadine Labaki
Melhor Direção
Pawel Pawlikowski (Cold War)
Melhor Atriz
Samal Yeslyamova (Ayka)
Melhor Ator
Marcello Fonte (Dogman)
Palma de Ouro especial
Jean-Luc Godard (Le Livre d’image)
Melhor Roteiro
Alice Rohrwacher (Lazzaro felice); Jafar Panahi e Nader Saeivar (Three Faces)
Câmara de Ouro
Girl, de Lukas Dhont
Palma de Ouro para curta-metragem
All These Creatures, de Charles Williams
Menção especial para curta-metragem
Yan Bian Shao Nian, do Wei Shujun