Festival de Brasília seleciona empresa parceira para produzir o evento
Entidade civil foi selecionada por meio de chamamento público da Secretaria de Cultura. Evento ocorrerá de 15 a 24 de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
A seis meses do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, as tratativas da produção do evento avançam na Secretaria de Cultura. As próximas duas edições, de 2017 e 2018, serão organizadas por uma entidade civil com experiência em produção cultural, selecionada por meio de chamamento público.
O Instituto Alvorada Brasil, vencedor da concorrência, firmou parceria por meio de termo de cooperação. O valor de referência para a contratação do evento é de R$ 2,5 milhões em cada edição (2017 e 2018). O resultado foi homologado no Diário Oficial do Distrito Federal de 31 de março.
“No caso do selecionado, eles trouxeram a expertise que já tinham no assunto, e se juntaram a outros parceiros da produção local para oferecer uma proposta completa, que traduziu o que esperávamos”, ressalta.
Com a formalização, a organização civil elaborará nos próximos dias o plano de trabalho do evento. O planejamento deverá seguir as finalidades do festival, o que inclui estimular a cultura audiovisual e fortalecer esse segmento por meio de mostras, oficinas, lançamentos, palestras, debates e ampla programação sobre a produção do País e de Brasília.
A servidora da Cultura ainda reforça que o modelo de parceria é uma forma de fortalecer a sociedade civil de maneira legítima, além de facilitar a forma de capitalização dos investimentos públicos. “A melhoria na gestão nos permitirá abrir novos horizontes de trabalho”, defende.
Com sede em Brasília, a organização selecionada desenvolve projetos nas áreas de cultura, de responsabilidade social e de economia criativa desde 2009. O instituto participou da organização do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2013, 2014, 2015 e 2016, mas prioritariamente como captador de recursos, via Lei de Incentivo à Cultura e outros mecanismos de fomento.
Festival de Brasília do Cinema Brasileiro terá dez dias em 2017
Além da gestão partilhada, o festival, tradicionalmente celebrado durante uma semana, neste ano será ampliado para dez dias — a previsão é que ocorra de 15 a 24 de setembro. Com a mudança, espera-se que mais filmes integrem a mostra competitiva.
De acordo com a Secretaria de Cultura, o objetivo é também estreitar os laços com a Universidade de Brasília (UnB), por meio de atividades voltadas aos alunos, com apoio de docentes e dos próprios estudantes.
“A UnB, além de ser berço do festival, confere ao evento o caráter de formação e produção que dialogam bem com a proposta”, define a coordenadora de Audiovisual. A ideia é aprofundar a parceria por meio de seminários, oficinas e outras ações no ambiente acadêmico.
Sobre a premiação, que, como nos outros anos, somará R$ 340 mil, a coordenação informa que pode haver ajustes na distribuição. O edital de inscrição para a mostra competitiva está previsto para maio.