metropoles.com

Festival de Brasília: saiba como será a 52ª edição do evento

Nesta sexta-feira (22/11/2019), começa um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/ Metrópoles
Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (17)
1 de 1 Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (17) - Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

Em Brasília, a chuva voltou a cair nos últimos dias, anunciando o fim do período de estiagem pelo qual passa a capital do Brasil todos os anos. É debaixo dessa água que o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro volta a ser realizado no mês de novembro, trazendo uma seleção de 21 filmes nacionais que concorrem a prêmios em dinheiro e o troféu Candango. Longas e pilotos de séries de TV serão exibidos em seis mostras paralelas não-competitivas.

A 52º edição do festival de cinema mais antigo do país em atividade será mais enxuta que nos anos anteriores, apresentando apenas sete longas-metragens e 14 curtas-metragens durante 10 dias de exibições no Cine Brasília, além de reprises no dia seguinte, em diversas regiões administrativas do Distrito Federal. Confira a programação completa aqui.

O Traidor, de Marco Bellochio, abre o Festival de Brasília em sessão fechada para convidados esta noite no Cine Brasília. A co-produção entre Brasil, Itália, França e Alemanha tem no elenco atores italianos e brasileiros e centra a narrativa em um dos chefes da máfia italiana Cosa Nostra que precisa se refugiar no Brasil para não ser assassinado. Bellochio é um dos mais proeminentes cineastas italianos contemporâneos e já foi premiado em Berlim e Veneza.

Longas e curtas em destaque

A mostra deste ano está mais enxuta também quando se analisa os títulos selecionados para o embate. Entre os longas-metragens, apenas o diretor pernambucano Cláudio Assis é um veterano da competição. O autor de Pernambuco já levou os prêmios de melhor filme em três ocasiões: Amarelo Manga (2002) , Baixio das Bestas (2006) e Big Jato (2015).

Polêmico, bem ao gosto da tradição do Festival de Brasília, Assis já é favorito a ganhar os principais prêmios do embate e desde já é o preferido também a tecer as principais críticas ao cenário político e social brasileiro. Piedade, novo filme do diretor, tem a atriz Fernanda Montenegro encabeçando o elenco principal e narra os desenlaces que revelam o passado de uma dona de restaurante praieiro.

O longa também tem no elenco atores como Irandhir Santos, Matheus Nachtergaele e Cauã Reymond. Entre os curtas-metragens na competitiva, as expectativas são altas em relação a exibição de Alfazema, produção do Rio de Janeiro, feito com temática exclusivamente feminina.

A diretora da ficção de curta duração, Sabrina Fidalgo, é um dos principais nomes da nova geração de cineastas brasileiros negros e tem se destacado mundialmente com seu trabalho – tendo sido eleita pela publicação Bustle como a oitava entre 36 diretoras mudando paradigmas em seus países. No elenco, estão a atriz e poetisa Elisa Lucinda e a intérprete global Bruna Linzmeyer.

Curiosamente, as duas produções do Distrito Federal selecionadas para a competição narram histórias ou tem como protagonistas personagens da Floresta Amazônica. O longa O Tempo que Resta, de Thaís Borges, apresenta a trajetória de duas mulheres que enfrentaram as milícias madeireiras na Amazônia. Enquanto, o curta-metragem Chico Mendes – Um Legado a Defender revive a memória do seringueiro, sindicalista, ativista político e ambientalista assassinado em 1988.

Mostras paralelas

Se a falta de renomados nomes do cinema nacional deixou a mostra competitiva de longas-metragens menos, digamos, atrativa, as inúmeras exibições paralelas têm extensão de filmes o suficiente para agradar aos variados gostos cinéfilos. Quem quiser “maratonar” películas durante os dias de festival encontra opções variadas em sessões realizadas à tarde no Cine Brasília.

Atriz, produtora, roteirista e nome consagrado do cinema novo, Helena Ignez, viúva do cineasta Rogério Sganzerla, apresentará seu mais novo longa-metragem Fakir, doc-poético dedicado à arte do faquirismo (homens e mulheres que desafiam a dor para encarar performances como andar sobre brasas ou resistir a uma cama de pregos). O documentário será exibido dentro da Mostra Paralela Território Brasil.

O experimento do crítico de cinema Ricardo Calil em Cine Marrocos rendeu uma pré-indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira (a pré-indicação corresponde a uma lista montada pelo Ministério da Cultura do Brasil, ainda não vale a vaga na premiação norte-americana é bom ressaltar). Dentro de uma antiga sala de cinema abandonada, imigrantes refazem cenas de filmes clássicos e dessa maneira debatem visões de mundo e globalização. O filme será exibido na Mostra Paralela Vozes.

O veterano cineasta e pesquisador Vladmir Carvalho exibirá em primeira mão seu mais novo documentário Giocondo Dias – Ilustre Clandestino. O longa, exibido em sessão hours-concours, é mais um filme da série de cinebiografias dirigidas pelo cineasta paraibano, radicado no Distrito Federal e narra a trajetória do militante de esquerda Giocondo Dias.

52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
De 22 de novembro a 1º de dezembro, sessões o dia inteiro no Cine Brasília e Museu Nacional da República. Reprises no dia seguinte em Planaltina, Samambaia e Recando das Emas. As sessões competitivas acontecem às 20h30, no Cine Brasília. Ingressos podem ser adquiridos on-line ou na bilheteria do local. Favor, conferir a classificação indicativa de cada sessão

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?