Festival de Brasília: quarta noite faz revisão histórica do país
Longa-metragem O Mês que Não Terminou é destaque da quarta noite da Mostra Competitiva do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
atualizado
Compartilhar notícia
Enfim, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro retorna à tradição de revisionismo histórico do Brasil com o filme O Mês que Não Terminou. Parte da mostra competitiva de longas-metragens da 52º edição, a exibição do longa está marcada para acontecer às 21h desta terça-feira (26/11/2019), no Cine Brasília (107/108 Sul).
Dirigido em parceria entre Francisco Bosco e Raul Mourão, o título do Rio de Janeiro cobre o período de junho de 2013 até a eleição de Jair Messias Bolsonaro, passando pelo governo Dilma Rousseff e operação Lava-Jato. Para montar o panorama recente da História do país, o documentário entrevistou artistas, jornalistas, ativistas, políticos e economistas.
A película reúne depoimentos de Fernanda Torres, Laura Barbosa de Carvalho, Pablo Ortellado, Maria Rita Kehl, Marcos Nobre, Tales Ab’saber, Camila Rocha, Pablo Capillé, Pedro Guilherme Freire, Áurea Carolina e Reinaldo Azevedo. Também reúne imagens históricas das grandes manifestações que varreram o país recentemente.
Assista a trecho do documentário O Mês que Não Terminou:
Vidas importam
Saindo de uma experiência macropolítica para o universo particular, os curta-metragens da noite seguem padrões de experiência particular. “Raquel está há seis meses pingando, mas parece que hoje tudo vai derreter” é a sinopse de Pelano!, produção da Bahia dirigida por Christina Mariani e Calebe Lopes.
A ficção científica centrada na protagonista interpretada pela própria diretora Christina Mariani é cercada de mistério, mas pode indicar um avanço do festival no cinema sobrenatural. Já a produção do Paraná, Parabéns a você, recobre a experiência de uma criança filha de imigrantes ucranianos que tem um único desejo na vida: conseguir uma festa de aniversário.
A ficção dirigida por Andréia Kaláboa segue um microuniverso poucas vezes explorado pelo cinema do Sul do país: o cotidiano de imigrantes de áreas rurais e seus costumes. A produção é estrelada por Mônica Christo, Juliana Tosin e Rodrigo Ferrarini.
52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Exibição dos curta-metragens Parabéns a Você e Pelano! e do longa-metragem O Mês que Não Terminou, às 21h, no Cine Brasília (107/108 Sul). Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). À venda on-line ou na bilheteria do evento. Mais informações: aqui. A classificação indicativa varia de acordo com o filme