metropoles.com

Festival de Brasília começa hoje (9/12): veja filmes do fim de semana

Final de semana do Festival de Cinema de Brasília terá exibição de longas e curtas metragens, além de produções infantis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
Foto colorida do Cine Brasília - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Cine Brasília - Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

O sábado (9/12) será especial para os amantes da sétima arte, com a abertura oficial do 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.  O evento é uma oportunidade para conferir o melhor da produção nacional a preços acessíveis ou até mesmo de graça. Logo após a cerimônia que dará start na mostra, às 21h, o público poderá conferir  a exibição do inédito Ninguém Sai Vivo Daqui, novo longa-metragem de André Ristum (O Outro Lado do Paraíso).

Com estreia comercial programada para 2024, o filme aborda casos fictícios de internação compulsória, torturas e assassinatos no Hospital Psiquiátrico Colônia de Barbacena, em Minas Gerais. A produção estreou mundialmente no Black Nights Film Festival (Estônia) e terá sua primeira projeção nacional na abertura do FBCB. Para assistir, basta retirar o ingresso na bilheteria do Cine Brasília duas horas antes da programação.

Antes da exibição,  os apresentadores Rocco Pitanga e Gabriela Corrêa vão conduzir uma série de tributos a grandes nomes do cinema, começando pelo grande homenageado da edição, o ator Antonio Pitanga, pai de Rocco. O ator, com mais de 60 anos de carreira, será premiado com um Troféu Candango pelo conjunto de sua obra.

Mais homenagens

A Medalha Paulo Emílio Salles Gomes, conferida anualmente a profissionais que se dedicam à pesquisa e preservação do cinema nacional, será atribuída à professora da UnB e documentarista premiada Dácia Ibiapina.

Já o prêmio concedido pela  Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV) vai para a documentarista, poeta, professora e artista plástica Maria Coeli, mineira radicada em Brasília.

Também serão lembrados em homenagens póstumas duas personalidades históricas do audiovisual brasiliense: o ex-projecionista do Cine Brasília Elmar Umberto “Beto” Techmeier e o premiado cineasta e fotógrafo André Luís da Cunha, vencedor de quatro Troféus Candango, que trabalhou em mais de 50 produções do cinema local.

A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal do Festival de Brasília no YouTube.

Programação do fim de semana

Para além da abertura do festival, no dia 9, a programação do Festival de Brasília no fim de semana inclui as primeiras exibições das mostras competitivas nacionais, do Festivalzinho e da Mostra Paralela – Outros Olhares.

4 imagens
No Céu da Pátria Nesse Instante (DF-RJ-SC-SP) - Sandra Kogut apresenta  um olhar sobre os turbulentos meses do período eleitoral de 2022 que culminaram na invasão dos Três Poderes em 8 de janeiro deste ano
Frame de Pastrana, de Gabriel Motta e da skatista Melissa Brogni, que documenta uma homenagem ao amigo e parceiro de rampas que dá nome ao filme, revivendo suas memórias a partir de amigos e familiares
Cidade Motoboy: produção paulista, mostra as intempéries de um motoboy do interior do estado
1 de 4

Andreia Horta em Ninguém Sai Vivo Daqui

Divulgação
2 de 4

No Céu da Pátria Nesse Instante (DF-RJ-SC-SP) - Sandra Kogut apresenta um olhar sobre os turbulentos meses do período eleitoral de 2022 que culminaram na invasão dos Três Poderes em 8 de janeiro deste ano

Divulgação
3 de 4

Frame de Pastrana, de Gabriel Motta e da skatista Melissa Brogni, que documenta uma homenagem ao amigo e parceiro de rampas que dá nome ao filme, revivendo suas memórias a partir de amigos e familiares

Divulgação
4 de 4

Cidade Motoboy: produção paulista, mostra as intempéries de um motoboy do interior do estado

No Céu da Pátria Nesse Instante, de Sandra Kogut, que acompanha o acirrado e tenso processo eleitoral de 2022, será exibido no domingo (10/12), às 21h, no Cine Brasília, com ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia); e às 21h, nos complexos culturais de Planaltina e Samambaia, com entrada franca.

Também no domingo, o Festival exibe os curtas Cidade By Motoboy, dirigido por Mariana Vita, no Cine Brasília, às 21h, e nos complexos culturais, às 20h, além de Pastrana, de Gabriel Motta e Melissa Brogni — este, apenas nos complexos.

De graça!

Para as crianças, a programação do Festivalzinho terá Palavras Páginas, Agosto dos Ventos, Vovô Joel, Pipas Coloridas e Os Pelúcias, todos no dia 10, a partir das 10h, no Cine Brasília.

No mesmo dia, a Mostra Paralela – Outros Olhares exibe Uma Carta Para o Papai Noel (RS), do cineasta gaúcho Gustavo Spolidoro ao Festival de Brasília, vencedor do Candango de melhor filme e direção na mostra competitiva de curtas de 1998, ano em que estreou como diretor.

Ainda no dia 10, o público poderá assistir o documentário Utopia Tropical, de João Amorim, que traz conversas entre o diplomata Celso Amorim e o escritor, filósofo e ativista norte-americano Noam Chomsky. A sessão é beneficente e os ingressos são entregues mediante doação de 1kg de alimento não-perecível.

Novidades

Preparado em menos de quatro meses, por causa de atraso na publicação do edital, o festival recebeu um número recorde de filmes inscritos: 1.269 títulos, sendo 984 curtas e 285 longas.

Serão seis longas-metragens e 12 curtas na Mostra Competitiva Nacional; quatro longas e oito curtas do 25º Troféu Câmara Legislativa – Mostra Brasília, voltado para as produções do DF; e mais de 20 títulos nas mostras paralelas (Outros Olhares, Coproduções e Festivalzinho) — todos em 4k, pela primeira vez.

Adicionado à alta definição em tela, o festival investe em processadores de áudio e servidores Dolby que prometem uma experiência inédita no festival, além de mais acessibilidade.

Confira a programação na íntegra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?