metropoles.com

Festival de Brasília anuncia programação completa da edição 50

A produção do festival também divulgou os filmes que participam dos 4 segmentos paralelos, que ocupam sessões vespertinas no Cine Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
49º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO – Brasília(DF), 21/09/2016
1 de 1 49º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO – Brasília(DF), 21/09/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Os filmes inéditos “Não Devore Meu Coração!”, do carioca Felipe Bragança, e “Abaixo a Gravidade”, do baiano Edgard Navarro, respectivamente, serão exibidos nas noites de abertura e encerramento (e premiação do Candango) do Festival de Brasília (15 a 24 de setembro).

Chegando à edição 50 em 2017, o tradicional anunciou hoje a programação completa em coletiva de imprensa. Trabalhos que marcaram a história do evento e temas como identidade e política permeiam as mostras paralelas.

“O festival revela nomes jovens mas também olha para a história”, diz Eduardo Valente, diretor artístico do festival.

Esse conceito poderá ser notado nas sessões Hors Concours. “António Um Dois Três”, primeiro longa de Leonardo Mouramateus (CE), e “A Moça do Calendário”, da experiente Helena Ignez, atriz que participou da primeira edição do festival com “O Padre e a Moça” (1965) e estrelou clássicos como “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), filme vencedor da mostra dirigido por Rogerio Sganzerla (1946-2004), ex-marido e frutífero parceiro artístico.

Além do novo longa de Navarro, vencedor do festival com seu trabalho de estreia, “Eu Me Lembro” (2005), a primeira noite da mostra terá a entrega da medalha Paulo Emílio Sales Gomes ao veterano Nelson Pereira dos Santos, diretor de “Vidas Secas” (1963). A homenagem foi criada em 2016 para celebrar grandes personalidades do cinema brasileiro – o ator e crítico Jean-Claude Bernardet recebeu a honra ano passado.

O curta “Festejo Muito Pessoal”, de Carlos Adriano, será projetado no âmbito da homenagem ao cineasta paulistano.

Com orçamento total de R$ 3,8 milhões, a edição 50 terá novidades: criação do Ambiente de Mercado, espaço de negócio entre produtores e agentes, cachê de seleção no valor de R$ 340 mil para todos os filmes do festival, dez dias de evento e aplicativo para uso do público na votação de júri popular, que em em 2017 recebe patrocínio e prêmio de distribuição entregue pela Petrobras.

Mostras paralelas
A produção do festival também divulgou os filmes que participam dos quatro segmentos paralelos, que ocupam sessões vespertinas no Cine Brasília. “Existe um universo de filmes urgentes. A situação político e sócio-econômica atual pede esses filmes sobre o agora”, explicou Eduardo Valente, diretor artístico do festival.

50 Anos em 5 Dias, com curadoria da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), reúne filmes que marcaram a história do festival. Já 50 Anos em 5 Dias – Registro de uma História seleciona documentários atuais de perfis distintos.

Tensões nacionais envolvendo política e realidade social permeiam os cinco filmes da mostra Terra em Transe. Esses Corpos Indóceis registra seis longas e um curta sobre temas como identidade e existência a partir de personagens que recusam categorizações normativas.

Em sessões fechadas para profissionais de cinema, a mostra Futuro Brasil reúne seis longas em processo de finalização: “A Mulher e o Rio”, de Bernard Maria Lessa (ES), “Coiote”, de Sérgio Borges (MG), “Dias Vazios”, de Robney Bruno Almeida (GO), “Guerra de Algodão”, de Marília Hughes e Claudio Marques (BA), “Inferninho”, de Guto Parente e Pedro Diógenes (CE), e “Triz”, de André Carvalheira.

A ideia é criar um ambiente de conversa e consultoria entre cineastas e curadores.

Mostras estudantis
Duas mostras voltadas ao ambiente colegial e universitário preenchem a programação paralela. A novidade é o FestUniBrasília, com curtas assinados por alunos de faculdades brasileiras de cinema. Terá premiação com três troféus Candango.

O Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília retorna para a terceira edição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?