Festival Curta Brasília oferece filmes inéditos em realidade virtual
Entre os dias 8 e 12 de dezembro, o público poderá conferir produções nacionais e internacionais pela plataforma on-line
atualizado
Compartilhar notícia
O Festival Curta Brasília traz uma programação diferenciada em comemoração aos 10 anos da mostra. Entre os dias 8 e 12 de dezembro, o público poderá conferir gratuitamente, e em realidade virtual, produções nacionais e internacionais inéditas no Brasil.
Nesta edição, o metaverso do festival irá permitir o acesso a filmes em 360° e 2D, além da criação e interação entre avatares escolhidos pelo público para um passeio imersivo em ambiente com estética retrofuturista, idealizada pela VP Events.
Realizado pela Sétima Cinema e a Mostra CVR de Realidade Virtual, o festival vai apresentar alguns títulos inéditos do Reino Unido, França e Espanha, entre outros países.
Com histórico de parcerias internacionais, o festival disponibilizará obras premiadas como os franceses The Real Thing, de Benoit Felici e Mathias Chelebourg; Odyssée, de François Vautier; e I Gotta Look Good for the Apocalypse, de Ayce Kartal.
A Espanha estará presente com o filme M.O.M, que mostra como a inteligência artificial pode afetar as relações afetivas humanas de uma forma decisiva, revelando um futuro mais próximo e possível do que imaginaríamos. Já o documentário Symphony mostra a potencialidade da narrativa imersiva para mergulhar no universo da música desde a concepção de uma composição, passando pela construção de um instrumento até a experiência de estar dentro da orquestra.
O destaque brasileiro fica por conta do filme Na Pele, de João Inada, exibido em festivais como IDFA — Competition for Digital Storytelling 2020, South by Southwest (SXSW) e Luxembourg City Film Festival.
Confira a programação completa:
- Na Pele (360˚) – Dir. João Inada, 23 min. 2020, Brasil, Luxemburgo, China, Alemanha
- Jordy in Transitland (2D) – Dir. Willem Timmers, 06 min. 2016, Holanda
- Munya in mij (2D) – Dir. Mascha Halberstad, 20 min. 2013, Holanda
- Jacco’s film (2D) – Dir. Daan Bakker, 17 min. 2009, Holanda
- Meet the Soldier (360˚) – Dir. Teddy Cherim, 21. 2018, Holanda e Uganda
- The Real Thing (360˚) – Dir. Benoit Felici e Mathias Chelebourg, 16 min. 2018, França
- Odyssey 1.4.9 (360˚) – Dir. François Vautier, 07 min. 2019, França
- I Gotta Look Good for the Apocalypse (2D) – Dir. Ayce Kartal, 5 min. 2021, França
- M.O.M (2D) – Dir. Patrícia Huguet, 19 min. 2021, Espanha
- Symphony (2D) – Dir. Igor Cortadellas, 14 min. 2020, Espanha
- Less than Human (2D) – Dir. Steffen Bang Lindholm, 06 min. 2016, Dinamarca
- Bacchus (2D) – Dir. Rikke Alma Krogshave Planeta, 05 min. 2018, Dinamarca
Entenda o que é o Metaverso do Curta Brasília
Ver essa foto no Instagram
Festival Curta Brasília
O acesso aos curtas-metragens é gratuito e podem ser conferidos no site do Curta Brasília, entre os dias 8 a 12 de dezembro de 2021.