metropoles.com

“Festa da Salsicha” e além: 5 filmes de animação para adultos

Aproveitamos a estreia de “Festa da Salsicha” e listamos outros filmes de animação para maiores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sony/Divulgação
Valsa com Bashir, filme
1 de 1 Valsa com Bashir, filme - Foto: Sony/Divulgação

Dependendo do ponto de vista de quem assiste, não existe isso de animação para maiores. Os filmes da Pixar e do estúdio japonês Ghibli conseguem ser universais. Revelam cores, fantasias e aventuras que parecem voltadas somente para crianças, quando na verdade se comunicam perfeitamente com os crescidos. Mas há, claro, atrações animadas recomendadas para plateias mais experientes. É o caso de “Festa da Salsicha” (leia crítica), com palavrões, violência e sexo.

As animações para maiores costumam aparecer com mais frequência na TV. A pioneira série “Os Simpsons” abriu espaço para outros tantos programas de sucesso, como “South Park”, “Family Guy”, “Futurama” e “Bojack Horseman”.

Na telona, esses desenhos são raridade: um ou dois por ano, sem contar as frequentes versões de histórias em quadrinhos e graphic novels de super-herói. Em 2016, também estreou “Anomalisa” (leia crítica), primeiro filme animado para adultos a concorrer ao Oscar.

Na listinha abaixo, lembramos outro cinco exemplos de animação para maiores:

Ghibli/Divulgação

“Vidas ao Vento” (2013)
Criador do estúdio Ghibli e maior diretor de animação da história do cinema, o japonês Hayao Miyazaki se aposentou com a cinebiografia de Jiro Horikoshi, que projetou aviões para a Segunda Guerra Mundial. Dramas pessoais e profissionais envolvem o perfil. Um desfecho realista para uma carreira que entregou as obras-primas de fantasia “A Viagem de Chihiro” (2001) e “Princesa Mononoke” (1997).

Disponível em DVD e Blu-ray

Icon/Divulgação

“Mary e Max – Uma Amizade Diferente” (2009)
Cultuada pelos fãs da técnica stop-motion, a animação de Adam Elliot é ambientada nos anos 1970 e narra o contato via carta entre dois solitários: uma garota australiana de 8 anos (voz de Toni Collette) e um quarentão nova-iorquino (Philip Seymour Hoffman). A correspondência segue por duas décadas, entre confissões e desentendimentos.

Disponível na iTunes e Net Now

Sony/Divulgação

“Valsa com Bashir” (2008, foto no topo)
O israelense Ari Folman (“Congresso Futurista”) cria uma espécie de autobiografia documental sobre suas experiências e memórias na Guerra do Líbano, em 1982. Uma das animações mais reconhecidas dos últimos tempos: concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes e ao Oscar de filme estrangeiro. Também em 2008, estreou “$9.99”, outra produção animada de Israel.

Disponível na Google Play e iTunes

Paramount/Divulgação

“Team America – Detonando o Mundo” (2004)
Assinada pelos criadores da série “South Park”, a animação satiriza Hollywood, política externa americana e celebridades usando marionetes tresloucadas (e excitadas). Gary Johnston, um famoso ator da Broadway, volta a participar de uma organização anti-terrorista para conter as ameaças lideradas pelo ditador Kim Kong Il, da Coreia do Norte.

Disponível na Google Play e iTunes

Fox/Divulgação

“Waking Life” (2001)
Em termos simples, um filme sobre sonhar acordado com referências que vão da literatura ao existencialismo. Usando a técnica da rotoscopia, em que os desenhos são feitos sobre imagens dos atores, Richard Linklater reflete sobre a natureza dos sonhos. Ele também usou a estética de captura em “O Homem Duplo” (2006), adaptação do livro de Philip K. Dick.

Disponível na iTunes 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?