Estúdio brasileiro lança animação sobre história dos EUA na Netflix
Combo Estúdio é um dos responsáveis por America: The Motion Picture, filme em animação que estreou na última quarta-feira (30/6)
atualizado
Compartilhar notícia
Com bom humor, a história da independência dos Estados Unidos é recontada em America: The Motion Picture, animação da Netflix disponibilizada na última quarta-feira (30/6), que tem o estúdio brasileiro Combo Estúdios como um dos responsáveis pelo longa. Ao lado da produtora norte-americana Floyd Country, o estúdio nacional, responsável pela criação da série SuperDrags, reconta a independência americana por meio do que os criadores chamam de “revisionismo histórico”. Channing Tatum é a grande estrela, interpretando a voz de George Washington.
“A Floyd Country entrou em contato com a gente em 2019, justamente por conta de SuperDrags e falaram que estavam à procura de estúdios para trabalharem com eles nesse filme e que queriam passar um teste”, contou Marcelo Pereira, co-fundador e diretor do Combo Estúdio.
Em entrevista ao Metrópoles, o diretor classificou o projeto como o maior desafio da carreira do estúdio. “Foi um somatório de desafios. Era o maior desafio que a gente tinha, com várias incertezas, em meio a uma pandemia, era um cliente com que nós nunca tínhamos trabalhado, mas deu tudo certo”, afirmou.
Criada em 2015, o Combo Estúdios é responsável também pela criação da série AnyMalu, projeto iniciado no YouTube que ganhou as telas do Cartoon Network e chegará ao HBO Max, o AnimaToons e diversos outros, como parcerias com a Disney e com o canal Nostalgia, de Felipe Castanhari.
“O estúdio começou porque a gente tinha uma sede de criação e inovação. Apesar de ser um mercado criativo, é um mercado cheio de vícios, com várias proibições e a gente queria provar que o impossível é possível”, lembrou Vitor Campos, sócio do Combo e diretor de criação do estúdio.
“Esse projeto, America, teve diversos pontos que refletem isso. Uma animação em outra língua, com uma alta qualidade, com uma exigência muito grande, ainda chegou a pandemia e tinha tudo para não dar certo, mas a gente conseguiu e provou mais uma vez que é possível”, completou.
Para a produção do America, o Combo ficou responsável por animar 30 minutos do filme, em que cerca de 80 pessoas trabalharam por aproximadamente seis meses nas cenas – tudo isso com a equipe de forma remota por conta da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
“Para piorar, no dia que a gente sentou aqui para começar, foi anunciado o início do isolamento social, não foi um dia antes, uns dias depois, foi exatamente no mesmo dia (risos). A gente nunca tinha trabalho com esse volume de gente e ainda mais de forma remota, mas funcionou muito bem”, ressalta Marcelo.
Mercado aquecido
Apesar do setor do audiovisual no Brasil ter sido enfraquecido nos últimos anos, os animadores brasileiros vivem um bom momento. Com maior investimento no gênero nos últimos anos, principalmente por conta do “boom” dos streamings, os profissionais do país têm sido cada vez mais requisitados no mercado.
“Por muito tempo foi muito comum o mercado norte-americano e o europeu buscarem estúdios asiáticos para trabalharem com eles, só que de uns tempos para cá eles começaram a olhar para o mercado brasileiro e viram que a qualidade da animação aqui é muito alta”, ressaltou Marcelo.
O bom momento ainda casa com o interesse recente dos serviços em investirem em animação, por conta da pandemia. “Em 2021, a gente está vendo um volume muito alto de animações surgindo. A gente nunca viu um movimento tão alto de contratações”, finalizou o diretor.
America: The Motion Picture e SuperDrags estão disponíveis na Netflix. As séries da AnyMalu devem entrar em breve no HBO Max.
Veja trailer: