Era uma Vez em Hollywood, de Tarantino, vai concorrer em Cannes
Diretor norte-americano ganhou o prêmio máximo do festival, a Palma de Ouro, por Pulp Fiction (1994)
atualizado
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E enfim Quentin Tarantino vai conseguir exibir seu esperadíssimo Once Upon a Time in Hollywood (Era uma Vez em Hollywood) em Cannes, na disputa pela Palma de Ouro de 2019, agendada de 14 de 25 de maio. A direção artística do festival francês anunciou na manhã desta quinta (02/05/2019) que o novo longa-metragem do realizador americano – definido como uma carta de amor ao cinema americano dos anos 1960 e previsto para estrear em julho – vai ser exibido em competição, e em projeção 35mm.
Tarantino terminou a montagem a tempo do evento, contrariando os boatos de que estaria fora do páreo, longo nesta edição, a de número 72, em que celebra os 25 anos da vitória de Pulp Fiction – Tempo de Violência (1994) por lá. Leonardo DiCaprio e Brad Pitt são seus protagonistas: numa narrativa ambientada em 1969, o primeiro vive um candidato a astro que só funciona na Europa, enquanto o segundo encarna seu dublê.
Margot Robbie, a eterna Arlequina, hoje no ápice do talento e da fama, pode roubar a cena deles ao viver a modelo e atriz Sharon Tate, que foi assassinada pela seita de Charles Mason naquela data. Al Pacino e Kurt Russell estão no elenco. Por aqui, seu título ficou Era uma Vez em Hollywood e sua estreia está marcada para 15 de agosto, estreando na América dia 26 de julho.
Mais um reforço para a competição: Mektoube, My Love: Intermezzo, do polêmico diretor tunisiano Abdelatiff Kechiche (ganhador da Palma de 2013 com Azul É A Cor Mais Quente). O filme é a sequência para um díptico iniciado em 2017, no Festival de Veneza, centrado na juventude do Mediterrâneo dos anos 1990. Erotismo é sua marca. Val lembrar que Kechiche e Tarantino terão como concorrentes duas produções com o Brasil em seu DNA e seu cenário: Bacurau, de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, e Il Traditore (O Traidor por aqui), do artesão italiano Marco Bellocchio, com Maria Fernanda Cândido e Luciano Quirino no elenco.
Nas Séances de Minuit (as famosas Midnight Scrrenings), Gaspar Noé ataca de Lux Aeterna, com Béatrice Dalle e Charlotte Gainsbourg numa narrativa de 50 minutos sobre bruxas. Para a Un Certain Regard, onde Karim Aïnouz vai lançar A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, há um par de novos longas-metragens para ser julgado por Nadine Labaki e sua equipe. Foram adicionados a animação La Famosa Invasione Degli Orsi, dirigido pelo quadrinista Lorenzo Mattotti, da Itália, e o drama com foco na sororidade feminina Odnazhdy v Trubchevske, de Larissa Sadilova, da Rússia.
Presidente do júri da Palma de 2019, o realizador mexicano Alejandro González Iñárritu (de Birdman) vai aplaudir seu muso, o ator Gael García Bernal, na nova experiência dele como diretor, Chicuarotes, sobre a adolescência em seu país. Vai ter ainda, em projeção especial, o mestre chileno dos documentários, Patricio Guzmán, com La Cordillera De Los Sueños. Produzido por DiCaprio, o novo filme de Leila Conners, o doc Ice on Fire, marca a volta da equipe de The 11th Hour (2007) ao estudo das crises climáticas do planeta.
Por fim, tem coisa nova do badalado Dan Krauss, que está sacudindo o Festival de Tribeca, em NY, com The Kill Team, sobre crimes de guerra no Afeganistão. Em Ward 5B, o cineasta documenta o avanço da AIDS nos EUA dos anos 1980.
Cannes promete mais atrações até meados da semana que vem.