metropoles.com

Entre no ritmo: 8 filmes sobre música em cartaz em Brasília

As atrações vão do documentário “Axé: Canto do Povo de um Lugar” ao favorito ao Oscar “La La Land – Cantando Estações”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Ivete Sangalo
1 de 1 Ivete Sangalo - Foto: Getty Images

Da cinebiografia ao documentário, passando por animação Disney e favorito ao Oscar, a música tem sido protagonista nos cinemas ao longo das primeiras semanas de 2017. Entres filmes que viraram 2016 e lançamentos fresquinhos, as tramas são movidas por ritmos variados.

O axé dá o tom do documentário “Canto do Povo de um Lugar”, que entrega uma análise do fenômeno baiano e reúne entrevistas com Ivete Sangalo, Caetano Veloso e outras personalidades. Ao som de jazz, um pianista frustrado e uma atriz iniciante se equilibram entre sonhos e crises em “La La Land”, de olho no Oscar.

Com espírito pop, a Disney registra novos números na animação “Moana” e o estúdio Illumination (dos Minions) investe em versões de Queen e Elton John no desenho “Sing”. Tem até “Eight Days a Week”, documentário sobre a Beatlemania que registra poucas sessões (entre 2 e 5 de fevereiro).

Veja 8 filmes sobre música nos cinemas de Brasília:

“Axé: Canto do Povo de um Lugar”
Com imagens de arquivo e entrevistas, o documentário busca as origens do axé e analisa seu fenômeno na música brasileira. Depoimentos de nomes como Letieres Leite e Carlinhos Brown fornecem um painel nostálgico e sutilmente crítico.

Leia crítica

“The Beatles: Eight Days a Week – The Touring Years”
O diretor Ron Howard, de “Uma Mente Brilhante” (2001) e “O Código Da Vinci” (2006), dá ênfase aos anos entre 1963 e 1966 na carreira dos Beatles. Foi um período tão meteórico quanto extenuante: do sucesso mundial a crises internas que levaram o grupo a parar de tocar para multidões.

De 2 a 5 de fevereiro

“Elis”
Elis Regina, a Pimentinha, teve uma carreira das mais brilhantes na MPB. Saiu do anonimato para se tornar uma das principais vozes do país, comprou briga com a ditadura, virou alvo de polêmica ao cantar para os militares e morreu precocemente aos 36 anos. Andreia Horta interpreta a artista.

Leia crítica

“O Homem que Caiu na Terra” (1976)
Morto há pouco mais de um ano, David Bowie também gostava de atuar. A primeira vez como protagonista foi nesta ficção científica dirigida pelo conterrâneo inglês Nicolas Roeg. O cantor vive um alienígena que desembarca na Terra à procura de água – e aqui acaba encontrando hostilidade e ganância.

Leia crítica

“La La Land – Cantando Estações”
Queridinho de crítica e público e sério candidato a múltiplas estatuetas no Oscar 2017, o musical se apoia nas homenagens a clássicos do gênero e na simpatia dos astros Ryan Gosling e Emma Stone. O filme ainda tem, por sinal, um diretor que é considerado um jovem prodígio em Hollywood: Damien Chazelle, 32 anos, antes conhecido por “Whiplash” (2014).

Leia crítica

“Moana – Um Mar de Aventuras”
Se é animação da Disney, então tem música à beça. Nos moldes de Frozen, o estúdio tenta emplacar uma princesa que mal pode ser chamada assim. Fugindo dos clichês, o filme acompanha as aventuras de uma corajosa jovem da Polinésia que desbrava os mares para salvar seu povo.

Leia crítica

“Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood”
Quem gosta da trupe certamente sabe cantarolar as icônicas músicas de Chico Buarque adaptadas da peça italiana para o clássico “Os Saltimbancos Trapalhões” (1981). Em 2017, Renato Aragão e Dedé Santana tentam relembrar os velhos tempos com novas versões de “Meu Caro Barão”, “História de uma Gata”, “Piruetas” e outras faixas do filme original.

Leia crítica

“Sing – Quem Canta Seus Males Espanta”
A nova atração do estúdio dos Minions reúne mais de 60 versões de clássicos da música pop. Além da música original “Faith”, parceria de Ariana Grande e Stevie Wonder, o filme enfileira hits de Elton John (“I’m Still Standing”), Leonard Cohen (“Hallelujah”) e Beatles (“Golden Slumbers/Carry That Weight”).

Leia crítica

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?