Entre no ritmo: 8 filmes sobre música em cartaz em Brasília
As atrações vão do documentário “Axé: Canto do Povo de um Lugar” ao favorito ao Oscar “La La Land – Cantando Estações”
atualizado
Compartilhar notícia
Da cinebiografia ao documentário, passando por animação Disney e favorito ao Oscar, a música tem sido protagonista nos cinemas ao longo das primeiras semanas de 2017. Entres filmes que viraram 2016 e lançamentos fresquinhos, as tramas são movidas por ritmos variados.
O axé dá o tom do documentário “Canto do Povo de um Lugar”, que entrega uma análise do fenômeno baiano e reúne entrevistas com Ivete Sangalo, Caetano Veloso e outras personalidades. Ao som de jazz, um pianista frustrado e uma atriz iniciante se equilibram entre sonhos e crises em “La La Land”, de olho no Oscar.
Veja 8 filmes sobre música nos cinemas de Brasília:
“Axé: Canto do Povo de um Lugar”
Com imagens de arquivo e entrevistas, o documentário busca as origens do axé e analisa seu fenômeno na música brasileira. Depoimentos de nomes como Letieres Leite e Carlinhos Brown fornecem um painel nostálgico e sutilmente crítico.
“The Beatles: Eight Days a Week – The Touring Years”
O diretor Ron Howard, de “Uma Mente Brilhante” (2001) e “O Código Da Vinci” (2006), dá ênfase aos anos entre 1963 e 1966 na carreira dos Beatles. Foi um período tão meteórico quanto extenuante: do sucesso mundial a crises internas que levaram o grupo a parar de tocar para multidões.
De 2 a 5 de fevereiro
“Elis”
Elis Regina, a Pimentinha, teve uma carreira das mais brilhantes na MPB. Saiu do anonimato para se tornar uma das principais vozes do país, comprou briga com a ditadura, virou alvo de polêmica ao cantar para os militares e morreu precocemente aos 36 anos. Andreia Horta interpreta a artista.
“O Homem que Caiu na Terra” (1976)
Morto há pouco mais de um ano, David Bowie também gostava de atuar. A primeira vez como protagonista foi nesta ficção científica dirigida pelo conterrâneo inglês Nicolas Roeg. O cantor vive um alienígena que desembarca na Terra à procura de água – e aqui acaba encontrando hostilidade e ganância.
“La La Land – Cantando Estações”
Queridinho de crítica e público e sério candidato a múltiplas estatuetas no Oscar 2017, o musical se apoia nas homenagens a clássicos do gênero e na simpatia dos astros Ryan Gosling e Emma Stone. O filme ainda tem, por sinal, um diretor que é considerado um jovem prodígio em Hollywood: Damien Chazelle, 32 anos, antes conhecido por “Whiplash” (2014).
“Moana – Um Mar de Aventuras”
Se é animação da Disney, então tem música à beça. Nos moldes de Frozen, o estúdio tenta emplacar uma princesa que mal pode ser chamada assim. Fugindo dos clichês, o filme acompanha as aventuras de uma corajosa jovem da Polinésia que desbrava os mares para salvar seu povo.
“Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood”
Quem gosta da trupe certamente sabe cantarolar as icônicas músicas de Chico Buarque adaptadas da peça italiana para o clássico “Os Saltimbancos Trapalhões” (1981). Em 2017, Renato Aragão e Dedé Santana tentam relembrar os velhos tempos com novas versões de “Meu Caro Barão”, “História de uma Gata”, “Piruetas” e outras faixas do filme original.
“Sing – Quem Canta Seus Males Espanta”
A nova atração do estúdio dos Minions reúne mais de 60 versões de clássicos da música pop. Além da música original “Faith”, parceria de Ariana Grande e Stevie Wonder, o filme enfileira hits de Elton John (“I’m Still Standing”), Leonard Cohen (“Hallelujah”) e Beatles (“Golden Slumbers/Carry That Weight”).