Emancipation: Will Smith poderá concorrer ao Oscar após ser banido?
Ator vai protagonizar o longa, que estreia na Apple TV+ em dezembro. Mas ele poderá concorrer ao prêmio do cinema no ano que vem?
atualizado
Compartilhar notícia
O ator Will Smith vai protagonizar o seu primeiro filme após a confusão com Chris Rock no Oscar 2022. Emancipation, longa de Antoine Fuqua, chega ao Apple TV+ em dezembro, e o streaming coleciona expectativas para indicações ao maior prêmio de cinema do mundo. Mas a dúvida que fica é: a estrela poderá ganhar mais uma estatueta?
Vale lembrar que, na premiação deste ano, Smith deu um tapa no rosto de Chris Rock durante a cerimônia após o comediante fazer piada com sua esposa, Jada Pinkett Smith. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, por sua vez, baniu o astro da cerimônia pelos próximos 10 anos.
De acordo com a revista Variety, Will Smith pode ser indicado e até ganhar um prêmio, mas não pode subir ao palco para receber sua estatueta e nem aceitá-lo virtualmente. Ele também está impedido de promover o filme em quaisquer eventos organizados pela Academia.
A limitação de Smith abre vantagem para os seus concorrentes: Brendan Fraser (The Whale), Austin Butler (Elvis), Colin Farrell (The Banshees of Inisherin) e Hugh Jackman (The Son).
É válido pontuar que Smith pode ser indicado não só a Melhor Ator por Emancipation, já que atua como produtor do longa. A Apple TV+ espera que, até a premiação do ano que vem, a polêmica já terá esfriado.
No longa baseado em fatos reais, o artista premiado como melhor ator por King Richard interpreta um escravo que atravessa os pântanos do estado norte-americano da Louisiana em fuga. O objetivo dele, além de se livrar do trabalho sem pagamentos, é se reunir novamente com a família.
“Esse foi o filme mais difícil que eu já fiz. Sangue, suor e lágrimas… literalmente”, avaliou Smith nas redes sociais.