Eleições EUA: Confira 6 filmes inspirados na presidência americana
Seja qual for a escolha da nação americana, separamos alguns filmes com a temática presidencial para embalar essa semana de eleições
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta terça-feira (8/11), os eleitores americanos fizeram história ao eleger Donald Trump presidente. Para comemorar o resultado ou curtir a fossa, separamos alguns filmes com a temática presidencial para embalar a semana de eleições. Escolha o seu favorito e aperte o play.
“Todos os Homens do Presidente”
Nesse thriller político, Robert Redford e Dustin Hoffman interpretam os repórteres do “The Washington Post” Robert Woodward e Carl Bernstein, que juntos revelaram ao mundo o caso Watergate, um dos maiores escândalos da era Nixon.
Não é de admirar que este filme foi preservado pela Biblioteca do Congresso americano por ser “culturalmente, historicamente e esteticamente significativo”.
“JFK – A pergunta que não quer calar”
Essa obra-prima de Oliver Stone dura mais de três horas. No entanto, o fatídico assassinato do presidente John F. Kennedy, morto em 22 de novembro de 1963, é tema suficiente para ficar vidrado na TV até o último minuto.
Apesar do diretor colocar um ponto de vista muito pessoal à história (recebendo críticas de alguns historiadores), o roteiro tem questionamentos muito pontuais sobre o que houve naquela sexta-feira ensolarada em Dallas.
“O Mordomo da Casa Branca”
O filme conta a história real de Cecil Gaines (Forest Whitaker), mordomo que serve oito presidentes durante sua trajetória na Casa Branca. O longa ficou conhecido como o filme que fez o presidente Barack Obama chorar.
Embora fale muito sobre a personalidade dos oito presidentes, o filme também é uma aula sobre os eventos que afetam a vida do povo negro norte-americano e a luta pelos direitos civis.
“Bobby”
O diretor Emilio Estevez narra a morte de Bobby Kennedy pelo olhar dos hóspedes e funcionários do hotel onde ele foi assassinado depois de vencer as primárias presidenciais Califórnia em 1968.
O longo elenco (que conta com uma deslumbrante Lindsay Lohan pré-drugs) busca retratar a influência que o senador americano teve sobre tantas vidas e como elas se conectam entre si em um trágico evento.
“Lincoln”
Daniel Day-Lewis ganhou um Oscar por sua interpretação do presidente Abraham Lincoln. A história se passa durante a Guerra Civil norte-americana e fala sobre a batalha do presidente para acabar com a escravidão.
Mesmo se tratando de uma história de 1865 o filme consegue passar uma mensagem contemporânea sobre os diversos tipos de intolerâncias que ainda acontecem no mundo – tudo isso com um elenco excepcional.
“Conspiração e Poder”
Se “Todos os Homens do Presidente” ganha notoriedade pelo ótimo trabalho dos dois repórteres no caso Watergate, nesse filme sobre jornalismo investigativo, Cate Blanchett vive uma jornalista que peca feio na apuração.
No longa, Cate vive a produtora da CBS Mary Papes (Cate Blanchett), que desconfia que o presidente George W. Bush usou a autoridade de seu sobrenome para não combater na Guerra do Vietnã. Apesar de fazer o dever de casa e apresentar uma denúncia cheia de documentos, seu trabalho vai por água abaixo e ela não consegue abalar a fama de George Bush. Baseado em fatos reais.