Edição “das mulheres” do Festival de Cannes começa nesta terça (8/5)
Debate pela igualdade de gênero deve marcar o evento: rixa com Netflix também terá destaque
atualizado
Compartilhar notícia
A atual edição do Festival de Cannes, que começa nesta terça-feira (8/5), é considerada a “das mulheres”, por conta da forte presença feminina no júri da mostra e das ações pela igualdade de gênero. Três diretoras concorrem à Palma de Ouro.
As realizadoras são: Alice Rohrwacher (Lazzaro Felice), Eva Husson (Les Filles du Soleil) e Nadine Labaki (Capernaum). Elas disputam o prêmio com nomes consagrados, como Jean-Luc Godard (Le Livre d’Image) e Spike Lee (BlacKkKlansman).
Outro filme de destaque é Todos lo Saben, do iraniano Asghar Farhadi. O longa-metragem, responsável pela abertura do evento, conta com Penélope Cruz e Javier Bardem no elenco.
O longa, antes mesmo de ser exibido, já está no epicentro da maior polêmica do festival. A Netflix se retirou do festival por se recusar a cumprir a determinação de exibir os longas produzidos no cinema, não somente no streaming. No entanto, a empresa, segundo informação da Variety, planeja adquirir os direitos de distribuição de Todos lo Saben, em represália à Academia francesa.A trama se passa na Espanha, em uma viagem de Carolina e seu marido para Madri, cidade onde seus familiares nasceram. Durante o passeio, ela descobre segredos do passado.
Celeumas à parte, Three Faces, do iraniano Jafar Panahi (Taxi Teerã), também aparece com destaque na mostra. A presença do cineasta no evento foi solicitada às autoridades do Irã, pois ele foi impedido de gravar filmes por 20 anos.
Tapete vermelho estelar
Pode parecer um tanto quanto desconexo um blockbuster ocupar a programação de Cannes. Em 2018, Han Solo: Uma História Star Wars terá a primeira exibição nas telas da Riviera Francesa.
O controverso longa será exibido em 15 de maio. O movimento é ousado, porém não se trata de uma atitude inédita. Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones (2002) e Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005) também passaram nas telas do famoso evento cinéfilo. (Com informações da ANSA Brasil)