metropoles.com

Documentário Candango — Memórias do Festival estreia no streaming

Premiado em mostras nacionais e internacionais, filme do diretor Lino Meireles entrou para o catálogo da XBPIX, plataforma sob demanda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Montagem colorida com cenas de Candango - Memórias do Festival - Metrópoles
1 de 1 Montagem colorida com cenas de Candango - Memórias do Festival - Metrópoles - Foto: Reprodução

Após trilhar caminho bem-sucedido em mostras nacionais e internacionais, o filme Candango — Memórias do Festival, a partir desta terça-feira (27/7), vai integrar o catálogo fixo da XBPIX, nova plataforma de streaming no formato sob demanda. No serviço, o assinante tem uma janela de cinco dias para assistir ao título locado (três a mais do que na Now e iTunes, por exemplo) e consegue ganhar dinheiro compartilhando as produções nas redes sociais (veja como abaixo).

Do diretor brasiliense Lino Meireles, o documentário resgata a memória afetiva do Festival de Brasília e transmite a relevância do cinema brasiliense no cenário nacional. Atores, diretores, organizadores e outros artistas relatam suas experiências e revelam os bastidores dos mais de 50 anos da relação entre a capital federal e a sétima arte. “Uma história de resistência, tão importante como a do Festival de Brasília, merece ser assistida”, afirma o cineasta.

Para Lino Meireles, o streaming é um braço forte do mercado cinematográfico, em especial, o brasileiro, que seguia ignorado pelas principais salas de projeção. “Para voltar ao Festival de Brasília, os filmes que eu assistia lá, na década passada, eram exibidos e depois sumiam. Não passavam no circuito comercial nem eram vendidos no mercado de DVDs. Hoje, as plataformas têm produções nacionais de todos os tipos. O grande gargalo que impedia o público de acessar o cinema nacional, o da distribuição, se alargou. Nunca tivemos tantos filmes brasileiros disponíveis para assistirmos”, comemora Lino.

Lino Meireles
Lino Meireles é diretor e produtor de cinema

Lino considera, ainda, que o streaming está consolidado e reconhecido pelos profissionais do audiovisual do mundo. “De modo objetivo, essas plataformas já estrearam filmes de arte e blockbusters, passaram por festivais prestigiados e ganharam Oscar. E, de modo subjetivo, considero que já produziram obras maravilhosas, como Roma, do Cuáron, e O Irlandês, de Scorsese. É melhor ter streaming e estes filmes existirem do que eles não existirem, apesar de que o melhor lugar para se ver um filme sempre será a sala de cinema”, explica o brasiliense.

Candango — Memórias do Festival está disponível no XBPix por R$9,90
Monetização

Assim como os aplicativos de vídeos como TikTok e Kwai, a plataforma une a estratégia do engajamento com retorno financeiro para conquistar o gosto dos assinantes. Dependendo do número de novos aluguéis conseguidos, o assinante pode ganhar chegar a ganhar 35% da receita líquida de cada aluguel subsequente.

“A plataforma reúne o conceito de marketing de afiliados e a plataforma de streaming. O cinema cresceu e se desenvolveu do boca-a-boca e a gente aposta as fichas na recomendação que é a essencial dessa relação do cinema”, explica o produtor e idealizador Marcus Ligocki Jr.

A XBPIX disponibiliza três opções de serviços de compensação: um grátis e outros dois pagos. Cada plano funciona através de um sistema de pontos (100 por cada aluguel conseguido), quanto mais pontos conquistados maior a remuneração. Além disso, os planos pagos possuem benefícios como descontos em aluguéis e uma variedade maior de opções para compartilhamento dos filmes, que podem ajudar a gerar um maior engajamento.

“Uma rede social aonde espectadores e produtores ganham, é o lugar perfeito”, conclui Lino.

A locação de Candango — Memórias do Festival tem valor de R$ 9,90 na XBPIX. Para assistir, clique aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?