Diretor vencedor do Oscar finaliza documentário sobre Lula
A obra retrata os últimos anos de Lula e retrata a prisão do Presidente do Brasil, em 2018, até a vitória nas eleições, em 2022
atualizado
Compartilhar notícia
Oliver Stone, vencedor do Oscar de Melhor Diretor por Platoon (1986) e Nascido em 4 de Julho (1989), finalizou o documentário sobre Luis Inácio Lula da Silva. O filme aborda os últimos anos do Presidente do Brasil, com um recorte que vai de sua prisão, em 2018, até a vitória nas eleições de 2022.
Em entrevista à AFP, Stone explicou que a produção se trata de uma perseguição judicial. “Sobre o que aconteceu quando ele havia sido um presidente de sucesso, e, então, foi preso por corrupção, que é como geralmente as coisas são feitas nesses países”, contou.
A obra ainda não tem data de estreia e aguarda a sua apresentação, de acordo com Stone. Além de Lula, o cineasta americano já fez outros filmes relacionados à América do Sul, como Salvador, em 1986, e documentários sobre Hugo Chávez e Fidel Castro.
Em uma publicação no Instagram, feita em dezembro de 2021, Oliver Stone falou sobre as eleições brasileiras e comentou sobre a situação política em nosso país, à época dividida em dois polos: Lula e o “presidente fortemente direitista da lei e desordem” Jair Bolsonaro. Ele ainda citou Sergio Moro como de outro partido de direita.
“Ambos processaram e julgaram Lula e o enviaram para a prisão sob acusações forjadas de ‘corrupção’ para mantê-lo fora das eleições presidenciais de 2018 – e depois se tornaram brevemente Ministro da Justiça de Bolsonaro”, declarou, acrescentando que o mais perigoso deles é o “militar inquieto santificado” por Bolsonaro.
Ver essa foto no Instagram