metropoles.com

Diretor de Clube dos Vândalos comenta contracultura de 1960 nos EUA

Jeff Nichols, diretor do filme, explicou como fez a adaptação do livro de 1967 e deu detalhes dos personagens presentes no filme

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
THE BIKERIDERS (2024)
1 de 1 THE BIKERIDERS (2024) - Foto: Divulgação

Clube dos Vândalos estreia nos cinemas nesta quinta-feira (20/6). A produção aborda a ascensão e a queda do motoclube The Vandals, de acordo com a perspectiva da personagem Kathy, interpretada por Jodie Comer. Jeff Nichols, escritor e diretor do filme, deu detalhes sobre a adaptação do icônico livro de 1967 para os cinemas.

Em entrevista cedida ao Metrópoles, Nichols falou sobre o movimento de contracultura nos EUA em 1960 e revelou que Clube dos Vândalos é baseado em uma história real, inspirada no clube de motociclistas Chicago Outlaws, que precisou ser transformada em ficção.

4 imagens
Austin Butler como Benny em Clube dos Vândalos
Ator Michael Shannon no set de gravações de Clube dos Vândalos
Austin Butler como Benny e Tom Hardy como Danny em Clube dos Vândalos
1 de 4

Clube dos Vândalos

Divulgação
2 de 4

Austin Butler como Benny em Clube dos Vândalos

Divulgação
3 de 4

Ator Michael Shannon no set de gravações de Clube dos Vândalos

Divulgação
4 de 4

Austin Butler como Benny e Tom Hardy como Danny em Clube dos Vândalos

Divulgação

“A ideia de um triângulo amoroso no centro da história é completamente ficcional. Já a trajetória abrangente do clube de motociclistas, que vai desde a formação do grupo social até o momento em que o Chicago Outlaws se tornou a segunda maior gangue de motociclistas nos anos 1970, está presente. Mas eu não queria reproduzir a história deles, então precisei ficcionalizar o clube e os personagens, mas tudo foi baseado em pessoas e casos reais”, afirmou o diretor.

Jeff Nichols teve acesso ao livro que inspirou o filme, do fotógrafo Danny Lyon, em 2003, e sabia que a história poderia render um bom filme por conta das fotografias e entrevistas presentes na obra literária. A protagonista, Kathy, foi totalmente baseada na obra de Lyon e se tornou um ponto-chave no filme.

“O livro foi valioso para mim como base e Kathy acaba representando a tensão da coisa toda, que é essa tensão na masculinidade, na subcultura. Existem as coisas negativas que são óbvias como a violência e a falta de estabilidade, mas também surgem as coisas positivas, relacionadas ao lado romântico. Kathy é o centro dessa tensão e apresenta esse mundo dos motociclistas”, explicou Nichols.

Encontro de Jeff Nichols com Danny Lyon

Jeff Nichols e Danny Lyon tiveram um encontro em 2014, quando o diretor de Clube dos Vândalos pensou em adaptar o livro. “Voei para o Novo México e tivemos uma longa conversa sobre como o livro representou o ciclo de contracultura na sociedade e ele entendeu que eu não queria fazer um filme apenas sobre as fotografias”, relembrou o cineasta.

Nichols ainda exaltou Danny como um ícone na fotografia americana e no jornalismo e afirmou que o autor ficou feliz com releitura. “Foi um sentimento realmente lindo. Ele me disse: ‘você me deu algo que eu nunca tive, que é um livro de sucesso’. Mas eu não concordo, o livro dele redefiniu o movimento fotográfico nos anos 1960.”

Clube dos Vândalos e a cultura de motocicletas nos EUA

No filme, o diretor faz referências aos longas O Selvagem e Sem Destino, que também exaltam a cultura das motocicletas. Apesar disso, Jeff Nichols diz que não conhece muito sobre esse movimento.

“Não estou muito por dentro da cultura de motociclistas. Aprendi a andar de moto antes de escrever o filme apenas para não ser uma fraude completa e amo isso. Agora tenho uma moto linda, mas eu tenho uma família da qual preciso cuidar, a última coisa que preciso fazer é me acidentar andando de moto”, brincou.

Sinopse de Clube dos Vândalos

Clube dos Vândalos é um filme ficcional baseado no livro fotográfico de Danny Lyon, que documentou a ascensão de um clube de motociclismo no Centro-Oeste dos EUA durante a década de 1960. Na trama, acompanha-se a ascensão dos Vândalos, um clube de motociclistas, sob o olhar de Kathy (Jodie Comer), uma das integrantes. Ela é casada com Benny (Austin Butler), um motociclista selvagem e imprudente e melhor amigo de Johnny (Tom Hardy), o líder do grupo.

Iniciando apenas como um clube local de forasteiros unidos pela paixão por motos barulhentas e o respeito por seu líder, ao longo dos anos a vida dos Vândalos se torna mais violenta e gananciosa, ao ponto de se tornarem uma perigosa gangue.

Kathy faz o possível para acompanhar a natureza indomável de seu marido, sua cega lealdade a Johnny, e também pela sua atenção, que muitas vezes é voltada apenas para o líder dos Vândalos. Encurralados pelo destino violento do grupo, os três precisam decidir sobre a lealdade do clube e entre si.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?